domingo, 30 de dezembro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO : UM CARGO EXTREMAMENTE COBIÇADO



Um cargo extremante cobiçado

As Câmaras de Vereadores são, no Brasil, mais antigas do que o Congresso e as Assembleias Legislativas. A primeira delas foi instalada por Martin Afonso de Souza na Capitania hereditária de São Vicente, em 1532 e ficou conhecida como “Câmara Vicentina”. A nossa Câmara Municipal de Vereadores foi instalado em 1931, no ano de nossa emancipação política. Nunca antes na história de Angelim, o cargo de presidente da Câmara de Vereadores foi tão cobiçado e teve tanta importância como no próximo ano, de 2013. Em virtude da decisão monocrática do TSE, que casou o atual prefeito, impossibilitando o mesmo a ser diplomado e, consequentemente, tomar posse no dia primeiro de janeiro. O cargo de presidente da câmara se tornou um cargo mais importante do que já é, pois o vereador ou vereadora que for eleito para a mesa diretora do legislativo municipal, como seu presidente também, tomará posse como prefeito do município de Angelim e governará a cidade até a decisão definitiva do TSE.
Essa situação talvez sirva para que as pessoas possam perceber a importância do vereador e como devemos escolher bem nossos representantes legislativos. Nunca devemos votar por amizade, troca de favores e mesmo vendermos nosso voto, porque poderemos votar em cidadão para um cargo e está elegendo-o para outro como é caso de agora. Todos os nove vereadores foram eleitos para exercer a função de legisladores; mas, em função da circunstância, um deles será prefeito do município, portanto foi eleito para um cargo e terminará ocupando outro.
Esperamos quem for governar nosso município, nesse período de transição, possa fazer um governo transparente e democrático, voltado para os interesses do nosso povo e não de grupos políticos. E que depois disso o povo possa decidir quem será seu governante no processo limpo e democrático. Quero agradecer aos leitores do blog pelos comentários nos meus artigos durante esse ano de 2012 e desejar a todos um 2013 cheio de paz e felicidade. Que Jesus Cristo possa derramar suas bênçãos sobre todos. Estou entrando de férias e só voltarei a escrever, nesse espaço, no próximo ano. Abraço a todos!
Texto escrito pelo colaborador do blog: Professor José Fernando da Silva, Graduado em História pela UPE: Garanhuns-PE.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário