terça-feira, 4 de setembro de 2012

UFPE ESTÁ ENTRE AS 10 MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ficou em 10º lugar no ranking entre as melhores universidades brasileiras, elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo, divulgado nesta segunda-feira (3). A instituição foi a única do Norte e Nordeste do País a ficar entre as dez mais bem conceituadas, à frente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que alcançou a 12ª colocação, e da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 18º.
Em segundo lugar entre as instituições de ensino de Pernambuco e no 40º na avaliação, veio a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).


Segundo a publicação, no RUF (Ranking Universitário Folha), foram classificadas 232 instituições de ensino superior brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades --instituições com foco em pesquisa e autonomia de ensino, conforme definição do Ministério da Educação (MEC).
A publicação avaliou as instituições com diversos focos. Quando avaliada pelo mercado, a UFPE ficou m 12º lugar no País. A segunda melhor instituição do estado neste quesito foi a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que ficou em 28º.
Quando analisada pela qualidade de pesquisa, a UFPE alcançou a 16ª colocação, seguida da Unicap no estado, apenas na 122ª colocação.
Quando avaliadas pela inovação, a UFPE ficou em 11º e a Unicap em 43º lugares, respectivamente.
Na “avaliação do ensino”, a UFPE ficou em 10º de novo e a Unicap, em 40º.
Para criar o ranking, a Folha de S.Paulo desenvolveu uma metodologia baseada em rankings internacionais, a exemplo do ranking global THE (Times Higher Education), o QS (Quacquarelli Symonds) e a ARWU (ranking de Xangai), e adaptada ao contexto brasileiro.
Já os indicadores de reputação no mercado de trabalho e de qualidade de ensino foram desenvolvidos a partir de entrevistas feitas pelo instituto Datafolha com pesquisadores e com executivos de Recursos Humanos.
Ao todo, ainda de acordo com a publicação, foram consultados 597 pesquisadores com grande produção científica, do CNPq, a maior agência de fomento à ciência do país.

Também foram ouvidos 1.212 responsáveis pelo setor de Recursos Humanos de empresas, escolas e outras instituições que contratam profissionais nos 20 cursos que mais formam no país. Os dois grupos, o de pesquisadores e o de especialistas em mercado de trabalho, listaram as instituições de ensino consideradas melhores por eles. As instituições que tiveram pelo menos três menções nessas entrevistas feitas pelo Datafolha foram consideradas na classificação.


A pesquisa foi supervisionada pelo bioquímico da USP e especialista em análise de produção científica Rogério Meneghini. Ele também é coordenador acadêmico da base Scielo, que reúne 260 periódicos científicos nacionais.

FONTE: G1/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário