sábado, 15 de setembro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO : SERÁ QUE O BRASIL ESTÁ PASSANDO POR UMA ONDA DE RENOVÇÃO ?



Será que o Brasil está passando por uma onda de renovação?

Fenando Haddad, Ratinho Junior, Celso Russomano, Manuela d’Ávila e Geraldo Júlio, o que será que estas pessoas têm em comum além de serem candidatos a prefeito? Além do fato de serem candidatos a prefeito, ambos têm em comum o fato de não serem políticos profissionais, de representarem renovação na política brasileira. E essa condição tem os levado a serem fortes candidatos e estarem como prováveis vencedores na próxima eleição, do dia 7 de outubro. As pesquisas de opinião têm demonstrado que o povo começa exigir mudança na forma de fazer política no Brasil. As velhas “raposas políticas” vêm demostrando um forte desgaste diante de um eleitorado mais exigente e mais independente.
O governador Eduardo Campos, por exemplo, percebendo o desgaste do PT no Recife, pôs para ser candidato do PSB um técnico que representava essa renovação. Geraldo Júlio possui um perfil totalmente diferente dos políticos profissionais, o que lhe deu a condição de representar o novo. Dessa forma, ele acabou crescendo nas pesquisas e hoje possui grandes condições reais de liquidar a fatura já no primeiro turno. Russomano também se encontra nessa mesma condição. Desvinculado do profissionalismo político, ele tem se consolidado como um favorito para vencer as eleições na capital paulista. De um azarão, ele hoje é uma realidade que José Serra tem que engolir.
E por falar em Serra, ele representa o que há de mais atrasado e reacionário que existe na política brasileira. A essa forma de fazer política, o povo tem dado um não do tamanho do Maracanã. E foi com essa percepção impar que o ex-presidente Lula enxergou a onda da renovação e lançou outro técnico à prefeitura de São Paulo, o seu ex-ministro Fernando Haddad. Indo de encontro a todo o prognóstico, Lula apostou em Haddad alçando o mesmo do grupo dos candidatos sem chances, para um dos fortes candidatos a ser o futuro prefeito da maior cidade da América Latina. Haddad representa o novo com pouquíssimo desgaste e, longe do mundo da política, representa a tal desejada renovação para cidade de São Paulo.
Aqui em nossa cidade, dois candidatos disputam o título de renovação, o vereador Oliveira e o empresário Douglas. Esse último traz, no seu próprio slogan de campanha, a palavra renovação e busca se apresentar com tal. Já o vereador tem buscado demostrar que ele é que representa a renovação, já que não é descendente de nenhuma das duas famílias tradicionais na política angelinense. Cabe a você, caro leitor, julgar quem realmente representa essa onda de renovação, que tomou conta do Brasil, aqui em nossa cidade.

Texto escrito pelo colaborador do blog: Professor José Fernando da Silva, Graduado em História pela UPE: Garanhuns-PE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário