domingo, 15 de julho de 2012

GOVERNADOR ENTREGA A POPULAÇÃO DO AGRESTE NOVAS UNIDADES DE SAÚDE


Dois novos serviços de saúde para a população de Garanhuns e todos os 21 municípios que compõem o Agreste Meridional foram entregues pelo governador Eduardo Campos neste sábado (14/07). Foram inauguradas a UTI pública e a única Emergência Odontológica 24h da região, que passam a funcionar dentro Hospital Regional Dom Moura (HRDM), localizado no município de Garanhuns.

O HRDM ganhou 11 novos leitos de UTI Adulto, dando mais um passo para que a unidade possa se transformar em hospital-escola. Depois de percorrer as novas instalações, Eduardo destacou a importância da formação de recursos humanos para a excelência do sistema público de saúde. “O que queremos é atrelar essas novas universidades aos nossos hospitais”, disse, citando a chegada da UPE em Garanhuns, que pela primeira vez da sua história passou a oferecer, no ano passado, o curso de medicina fora da capital.

Para dotar as UTIs foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões. Hoje, a rede estadual já soma 900 UTIs, um aumento de mais de 300% desde 2007, quando o estado possuía apenas 227 leitos. “Pernambuco é o primeiro estado do Brasil que tem o número de UTI que a OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza de acordo com os índices populacionais. Ou seja, temos menos de nove milhões de habitantes e 900 leitos de UTI”, revelou Eduardo, em entrevista à imprensa. Já a Emergência Odontológica tem capacidade para atender 1,5 mil pacientes por mês.
UPAE – Após as inaugurações, Eduardo fez questão de conferir in loco as obras de outro importante equipamento de saúde para a região: a Unidade de Pronto Atendimento Especialidades (UPAE). Localizada na BR 423, km 92, nº. 2.000, a unidade terá 3,8 mil m2 de área construída e prestará atendimento em mais de 20 especialidades, incluindo cardiologia, oftalmologia, neurologia, mastologia, nefrologia e gastroenterologia, entre outras, além de cirurgias ambulatoriais. O investimento previsto, somando obra e aquisição de equipamentos, é de mais de R$ 20 milhões.
Publicado por magno martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário