sexta-feira, 20 de julho de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO : A IMPORTÂNCIA DO VEREADOR


A importância do vereador

É comum ouvirmos de muitos populares a pergunta “para que serve um vereador?”. Muitos acham que nem deveriam existir já que os mesmos não fazem nada e sempre votam pelos interesses do governante, que está no poder; já outros acham de fundamental importância a existência da figura do legislador. A figura do vereador surgiu em Portugal no século XV e a palavra vereador vem de verear, que por sua vez vem de vereda. E verear, significa cuidar das estradas, dos caminhos e, por extensão, das ruas e praças de uma cidade. O vereador é um representante daqueles que o elegeram, logo ele tem várias funções no município; todavia a mais importante é a de fiscalizar o poder executivo no cumprimento de seu mandato.
Caro leitor, você deve eleger um vereador que seja seu espelho, que pense como você, que tenha os mesmos ideais, que seja honesto, íntegro, leal, alguém que nos dê orgulho por ter votado nele. Se já possui mandato, devemos verificar o que ele já fez para o município. Quais foram seus projetos? Se sempre esteve do lado dos mais humildes e se não pesa sobre ele algum um tipo de denúncia grave. Devemos verificar também a que partido esse vereador pertence. Se o partido, no plano nacional, sempre apoia as políticas sociais que beneficiam a população mais pobre, se sempre esteve ao lado do povo no período da ditadura, no período das privatizações, que venderam o patrimônio do povo brasileiro ‘a preço de banana’.
E por falar em vender: não venda nem troque seu voto por nada. Ele é muito precioso! Se não o fosse, não haveria essa quantidade de gente na sua casa atrás dele. Seu voto decidirá o seu futuro e o futuro de sua cidade. Não pense que você perde o seu voto quando seu candidato não se elege. O voto perdido é aquele que votamos sem consciência, em troca de algum objeto que nos servirá só naquele momento, portanto pesquise sobre a vida de seu candidato e procure ter certeza de que ele merece seu voto.
Não vote em candidatos a vereador que promete construir praça, escola, esgoto, etc., pois isso não é função do vereador. O máximo que ele pode fazer é solicitar, por requerimento, a construção dessas benfeitorias, então não se iluda com esses tipos de promessas.
A democracia nos ensina muitas coisas, e uma delas, sem dúvida nenhuma, é de nunca darmos total poder a uma só pessoa. Nas grandes democracias, quando o povo elege o candidato de um determinado partido para o executivo, em contra partida, faz a maioria da câmara com o partido adversário, para que o executivo não tenha o poder supremo sobre o município e para que ele seja bem fiscalizado. Isso deveria ser sempre assim, pois ambos os poderes se fiscalizariam e impediriam o silêncio sobre os desmandos administrativos. Como disse o poeta e dramaturgo russo Yevgeny Yevtushenko, “Quando a verdade é substituída pelo silêncio, o silêncio é uma mentira”.
Texto escrito pelo colaborador do blog: Professor José Fernando da Silva, Graduado em História pela UPE: Garanhuns-PE. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário