terça-feira, 26 de junho de 2012

OS MOTIVOS DE JARBAS ?



Três motivos levaram o senador Jarbas Vasconcelos a declarar, ontem, apoio oficial à candidatura de Geraldo Júlio (PSB) a prefeito do Recife: 
1) consolidando-se o voo nacional do governador Eduardo Campos em 2014, costurar o apoio do PMDB num eventual rompimento deste partido com Dilma.
2 ) Ainda em 2014, Jarbas receberia em troca o apoio do governador à reeleição de senador. 
3 ) e último: esmagar o PT no Estado e, consequentemente, no País. É bom lembrar a histórica entrevista que Jarbas deu ao portal UOL, da Folha de São Paulo, quando sugeriu ao governador se distanciar do PT, caso tivesse de fato um projeto nacional.
O último elemento, por si só, é muito plausível. Eduardo já percebeu que se depender do PT, pode arquivar seu projeto nacional. Em 2014, Dilma tem a preferência para disputar a reeleição. Se não for ela será Lula. E em 2018, não saindo em 2014, volta Lula. Qual o espaço que o governador teria? Absolutamente nenhum!
É mais jogo apostar num apoio do PMDB, que vive às turras com o Governo Dilma e já não aguenta mais conviver com PT. Eduardo é um nome palatável no PMDB, mesmo considerando um partido complexo, dividido e recheado de caciques.
Mas se o PMDB enxergar em Eduardo o caminho para enterrar o PT, o alinhamento será automático. 
Fonte: blog do magno martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário