segunda-feira, 25 de maio de 2020

Véio da Havan é condenado pela Justiça por atacar reitor da Unicamp com fake news



O empresário bolsonarista Luciano Hang, também conhecido por Véio da Havan, foi condenado pela Justiça de São Paulo a indenizar o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, em R$ 20,9 mil.

No dia 24 de julho de 2019, o proprietário da rede de lojas Havan escreveu em seu twitter que o reitor da Universidade de Campinas havia, durante uma formatura, gritado “Viva la Revolução”, conforme lhe contara um amigo. Hang terminou o post com um comentário: “E depois dizem que nossas universidades não estão contaminadas? Vá pra Venezuela Reitor FDP”. Cinco mil e trezentas pessoas curtiram a postagem.

A história, no entanto, não era verdadeira, segundo constatou o juiz Mauro Iuji Fukumoto, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas.

À Justiça, o reitor, que é professor de física, comprovou que nem mesmo participou da formatura. “Trata-se de evidente caso conhecido de fake news”, afirmou no processo.

Além da indenização, Fukumoto condenou Hang a se retratar na rede social com o mesmo número de linhas do tweet original. Cabe recurso da decisão.

Com informações do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário