terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Britânica de 90 anos é a primeira paciente do mundo a ser vacinada contra a covid-19



Margaret Keenan, 90 anos, foi primeira a receber imunizante (Jacob King/AFP)

NE10 INTERIOR

Uma idosa de 90 anos foi a primeira a receber a vacina contra a covid-19 no Reino Unido, nesta terça-feira (8). O imunizante foi desenvolvido pelas farmacêuticas Pfizer (EUA) e Biontech (Alemanha).

Margaret Keenan recebeu a primeira dose em um hospital em Coventry, região central da Inglaterra. A segunda dose é aplicada em 21 dias.

"Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a covid-19. É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar, porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo, depois de estar sozinha na maior parte do ano", declarou.

A campanha de vacinação do Reino Unido tem como prioridade imunizar maiores de 80 anos, profissionais de saúde que atuam na linha de frente e funcionários e moradores de casas de repouso. A vacinação de britânicos com mais de 50 anos e de adultos com doenças pré-existentes deve ocorrer em 2021.
Aprovação e aplicação

O Reino Unido adquiriu 40 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech. No total, 20 milhões de pessoas serão imunizadas, já que cada um precisa de duas doses.

A agência reguladora britânica aprovou a vacina na última quarta-feira (2). Apesar da rapidez, a diretora executiva do organismo, June Raine, reiterou que "os mais elevados padrões” internacionais foram aplicados.

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, disse que se trata de um "momento histórico", referindo-se à data como o "Dia V" [uma referência ao Dia da Vitória da II Guerra Mundial].

O Reino Unido foi o país europeu mais afetado pela pandemia da covid-19. Foram mais de 61 mil mortos e mais de 1,7 milhão de casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário