segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Aliados do governo vencem eleições parlamentares na Venezuela



O presidente Nicolás Maduro fala após proclamação do resultado eleitoral (Foto: correio del orinoco)



247 - O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) deu informações preliminares sobre o resultado das eleições para a Assembleia Nacional (parlamento unicameral) do país sul-americano, realizadas em 6 de dezembro. Segundo a reitora do CNE, Indira Alfonzo, após computar os primeiros resultados, o Grande Pólo Patriótico Simón Bolívar atinge o maior número de votos.

A líder do órgão eleitoral venezuelano informou que as primeiras contagens dão ao Grande Polo Patriótico Simón Bolívar (formado pelo PSUV e mais oito organizações chavistas) 67,6 por cento dos votos. A Aliança Democrática (AD/Copei/CMC/AP/El Cambio) obteve 944.665 mil votos (17,95%). A Aliança Venezuela Unida (Voluntad Popular / Primero Venezuela/ Venezuela Unida) conquistou 20.502 mil votos (4,19%), enquanto que a Aliança Popular Revolucionária (oposição de esquerda, liderada pelo Partido Comunista e outras três organizações chavistas, ficou com 143.917 (2,73%)

Indira Alfonzo explicou que o dia transcorreu com tranquilidade e com a participação de 31 por cento dos 20.710.421 eleitores possíveis inscritos nos cadernos eleitorais.

Os eleitores do país sul-americano foram às urnas neste domingo com o objetivo de constituir a Assembleia Nacional, em um processo que registrou 14.400 candidatos de 107 organizações políticas.

Do mesmo modo, a CNE informou que funcionaram 14.221 Centros de votação distribuídos por todo o território nacional. Na Venezuela, o voto não é obrigatório e é considerado um direito humano.

Foram eleitos 277 parlamentares que constituirão a nova Assembleia Nacional pelos próximos cinco anos. Isso representa um aumento de 66% no número de deputados.


As autoridades eleitorais destacaram o cumprimento das medidas sanitárias para prevenir o contágio da Covid-19 e o clima democrático e seguro em que o dia passou. 

O presidente da República, Nicolás Maduro, afirmou que os responsáveis ​​pelo fracasso e desastre da Assembleia Nacional, que está nas mãos da oposição política do país há 5 anos, têm um rosto e um nome: Henry Ramos Allup, Julio Borges e Juan Guaidó, que orquestraram bloqueios e sanções contra o país desde os Estados Unidos.

Em relação às eleições parlamentares deste domingo, 6 de dezembro, o chefe de Estado destacou que estes personagens fizeram muito mal à Assembleia Nacional como instituição, e ao país, pois apoiaram o bloqueio estadunidense, numa ação de traição nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário