terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Anvisa certifica fábrica da Sinovac e vacina chinesa avança no Brasil



Reuters (Foto: Reuters)


(Reuters) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira, o certificado de boas práticas de fabricação do laboratório chinês Sinovac, desenvolvedor da potencial vacina contra Covid-19 CoronaVac, informou o órgão regulador em nota.

A Anvisa disse que concedeu a certificação após inspecionar a unidade da Sinovac responsável pela produção da vacina em Pequim e após receber informações do Instituto Butantan, responsável pelos estudos clínicos da potencial vacina em Fase 3 no Brasil e que já recebeu a vacina a granel para ser finalizada em suas instalações em São Paulo.

“A etapa finalizada é um dos pré-requisitos para a continuidade tanto do processo de registro da vacina da Sinovac, quanto de um eventual pedido de autorização de uso emergencial dessa vacina que vier a ser apresentado à Anvisa”, disse a agência em nota.

Após uma série de atritos com o Butantan envolvendo a CoronaVac --incluindo uma breve interrupção dos testes em novembro-- a Anvisa destacou na nota que concluiu a certificação 10 dias antes do previsto.

O Butantan promete anunciar na quarta-feira o resultado da eficácia da CoronaVac após os testes em Fase 3 e, na mesma data, pedir o registro definitivo do potencial imunizante simultaneamente às agências reguladoras do Brasil e da China. Também pedirá à Anvisa autorização para uso emergencial da vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário