terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Liga Árabe alerta Brasil contra embaixada em Israel

Medida 'reduziria drasticamente as oportunidades de alcançar uma paz mais ampla', diz secretário-geral da organização
Samy Adghirni, da Bloomberg – Nova York

A Liga Árabe aconselhou o presidente eleito Jair Bolsonaro a reconsiderar seus planos de transferir a embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. Uma carta do secretário-geral da Liga, Ahmad Abu Al Ghait, à Chancelaria brasileira destacou a “preocupação” da organização com uma possível mudança. Parte inferior do formulário
“Dar um passo como esse não apenas atingiria os interesses palestinos, mas também reduziria drasticamente as oportunidades de alcançar uma paz mais ampla”, diz a carta de Abu Al Ghait.
Uma cópia da correspondência foi independentemente confirmada por um representante da Liga Árabe em Brasília que pediu para não ser identificado, uma vez que não tem autorização para falar sobre o assunto. O atual governo brasileiro e o futuro ministro das Relações Exteriores não responderam aos pedidos para comentar o tema.
A carta da Liga Árabe é um dos alertas mais sérios à política externa de Bolsonaro até o momento. Trata-se de uma resposta aos repetidos comentários do presidente eleito, que afirma ter a intenção de seguir os passos de Washington e mover a embaixada brasileira para Jerusalém.
A Liga Árabe representa um importante mercado para os exportadores brasileiros. O Brasil registrou um superávit de US$ 7,1 bilhões nas negociações com as 22 nações do bloco, comparada com um déficit de US$ 419 milhões com Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário