segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Haddad: Monitoramento de professores é democracia ou ditadura?



247 - Fernando Haddad afirma em entrevista ao jornal Folha de S. Pauloque o país não vive uma condição de normalidade democrática. Ele menciona o 'sistema híbrido', expressão cunhada pelo sociólogo e colunista do 247 Boaventura de Souza Santos. Haddad se pergunta: "quando um presidente eleito vem a público num vídeo dizer que os estudantes brasileiros têm que filmar os seus professores e denunciá-los, você está em uma democracia ou em uma ditadura?"

Haddad avança na compreensão do que significa democracia neste momento histórico: "ditadura e democracia eram conceitos bem definidos. Os golpes se davam de fora da democracia contra ela. Hoje, o viés antidemocrático pode se manifestar por dentro das instituições. Ele pode se manifestar na Polícia Militar, na Polícia Federal, no Judiciário, no Ministério Público."

E complementa: "o projeto Escola Sem Partido é um projeto autoritário que está nascendo dentro da democracia. O STF pode barrá-lo. Os pesos e contrapesos de uma República moderna vão operar? Se não operarem, você tem o modelo híbrido, com o autoritarismo crescendo por dentro. Estamos já vivendo em grande medida esse modelo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário