segunda-feira, 11 de junho de 2018

Datafolha: para 72% economia vai piorar. Vai. Mais. Muito



POR FERNANDO BRITO ·no TIJOLAÇO

Não há nenhuma surpresa, claro, no fato do Datafolha ter registrado um aumento acelerado na deterioração da expectativas da população quanto à situação econômica.

A “ponte para o futuro” já nos mostrou para qual futuro pretendeu dar passagem, como nos versos de Lupicínio Rodrigues, deixando o céu por escuro e indo ao inferno à procura de luz.

Há várias razões para crer que este processo de perda de confiança vai se agravar, mais ainda e muito mais.

O cenário externo, sobretudo a alta dos juros americanos, drenando de volta capitais do mundo inteiro ainda não desatou a tempestade financeira nos mercados, mas há poucas dúvidas de que logo vai fazê-lo.

Aqui, o grau de desemprego, a interrupção – senão a reversão – da queda das taxas de juros, a paralisação dos investimentos públicos e a supressão do crédito para infraestrutura só prenunciam uma paralisia maior dos agentes econômicos.

A tal “candidatura de centro” não apareceu, dela ninguém sabe, a ela ninguém viu.

Dias atrás, escreveu-se aqui que a crise econômica brasileira “é uma crise de Estado e só pode ser resolvida por homens de Estado”.

Não os temos no momento, exceto um, excluído do processo político e preso em Curitiba, a Bastilha dos nossos senhores feudais, os que não têm para o Brasil senão o projeto do atraso, da colônia e da pobreza

Nenhum comentário:

Postar um comentário