sábado, 7 de abril de 2018

No século da mídia, a imagem é tudo


POR FERNANDO BRITO no Tijolaço


Ontem, cedo, quando se esperava o ato final da vergonha da prisão de Lula, disse que o furor e o ódio de Moro e da máquina de mídia se voltariam contra eles próprios.

Já se viu, pela multidão que acorreu ao Sindicato dos Metalúrgicos até a madrugada, que ele não conduzirá à cadeia um Lula cabisbaixo e solitário, mas verá um cortejo humano impressionante a levar seu líder ao exílio em sua própria terra.
O juiz marqueteiro, envenenado por seu ódio incontido, produzirá uma cena para a história, a imagem de um povo altivo, deixando a vergonha para seus algozes.
Moro dará ao povo brasileiro a representação do calvário dos que, neste país, carregam a cruz dos oprimidos.

Aí está o que fica do drama de hoje e não é à toa que os grandes jornais se engalfinham para produzir qualquer outra, mixuruca, mas que possa servi-lhes para colocar Lula numa situação humilhante.

Ainda assim, ser-lhes-á difícil fugir da imagem.

PS. Aos amigos que me criticaram por ter dito, cedo, que Lula se entregaria, digo que compartilho com eles o sentimento de que isso é uma injustiça vergonhosa. Mas não posso dar informações contrárias às que tenho e, muito menos, deixar de saber que é e foi de Lula a decisão, citando as palavras de meu sempre professor (inclusive de bom-senso) Nilson Lage:Quem está no comando é Lula. É a Lula.que visam. Lula se expõe porque quis e todos se beneficiaram disso: seja Lula Tiradentes, Vargas, Mandela, Jânio ou Antônio Conselheiro, é uma decisão de foro íntimo, que não há senão que acatar. O que Lula decidir será feito e é o certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário