quinta-feira, 3 de março de 2016

A quem interessa a falsa delação de Delcídio?

247 - O jornalista Luiz Carlos Azenha, do Viomundo, afirma que "o vazamento da falsa delação premiada do senador petista Delcídio do Amaral é lance de House of Cards". Ele cita o que disse o procurador-geral Rodrigo Janot, que classificou de “ato jornalístico”, não jurídico. Azenha pondera que "o que está em jogo é muito: a destituição e possível prisão da presidente da República e do ex-presidente Lula".
O jornalista do Viomundo pondera as possibilidades que envolvem a divulgação da falsa delação:
"1. O próprio Delcídio pode ter vazado? Sim, emitindo um sinal de que se tiver o mandato salvo no Senado, pelo PMDB e PSDB, pode devolver o favor derrubando Dilma e prendendo Lula. Por outro lado, ele perde consideravelmente o poder de chantagem, já que qualquer mudança ou nova versão dada ao que foi publicado pela IstoÉ enfraquece a credibilidade do delator.
2. Alguém ligado à Lava Jato ou à oposição pode ter vazado? Sim, já que isso turbina as manifestações de 13 de março. Pode ser também uma forma de constranger o Supremo a homologar logo a delação do senador petista. Mas, como existe o risco de desgastar o papel de Delcídio como delator, fica a dúvida.
3. O próprio governo poderia ter se adiantado para desarmar armadilha de Delcídio? Possível. Seria uma forma de tirar dele o poder de chantagem e esvaziar o timing do juiz Moro e/ou da oposição. É razoavelmente conhecida a tática de furar o balão informativo alheio. O conteúdo de outro “vazamento” recente, que dava conta da quebra de sigilo de Lula e de toda a sua família, não se concretizou. Nada melhor que o vazamento de uma falsa delação premiada para desmoralizar futuros vazamentos, mas é óbvio que o conteúdo da IstoÉ enfraquece Dilma, Lula e o PT, já que ao longo do dia o conteúdo foi transformado em verdade absoluta pela mídia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário