segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Instituto Miguel Arraes divulga nota de pesar pela morte de Fidel Castro

O Instituto Miguel Arraes divulgou nota de pesar neste domingo (27) pela morte do ex-presidente de Cuba, Fidel Castro.
Fidel morreu sexta-feira (25) à noite, em Havana, aos 90 anos de cidade, vítima de causa não revelada. O comunicado foi feito por seu irmão, Raul Castro, atual presidente, por volta as 3 horas da madrugada do sábado (horário de Brasília).
O Instituto divulgou também uma fotografia em que Arraes aparece conversando com Fidel Castro. Confira a íntegra da nota de pesar:
⦁    O Instituto Miguel Arraes vem externar o seu voto de pesar em razão do falecimento do líder Fidel Castro, que marcou o século XX e o século XXI.
⦁    Arraes e o comandante Fidel Castro tiveram uma relação de diálogo em alguns momentos importantes ao longo da história e por algumas vezes estiveram pessoalmente.
⦁    Quando houve o falecimento de Arraes, Fidel Castro mandou uma coroa de flores para seu sepultamento, uma carta pessoal para a família Arraes e o embaixador cubano no Brasil esteve presente no sepultamento, representando Cuba e o povo cubano.
⦁    Uma das peças de significado histórico que consta no Instituto Miguel Arraes é uma caixa de charutos personalizada, “Do comandante Fidel Castro ao presidente do Chile Salvador Allende”, que foi um presente de Fidel Castro ao presidente chileno Salvador Allende.
⦁    Arraes esteve com Allende um pouco antes da sua morte. Allende não fumava e presenteou tal caixa de charutos a Miguel Arraes, cuja peça consta no acervo do Instituto. Arraes fumou alguns charutos e ao saber da morte de Salvador Allende deixou alguns exemplares dos charutos na caixa, de acordo com relato de Magdalena Arraes.
⦁    Miguel Arraes trocou algumas experiências com o governo cubano quando governador de Pernambuco sobre o plantio de cana de açúcar e novas tecnologias de refino de açúcar.
⦁    O Instituto estará enviando, através da embaixada de Cuba  no Brasil, uma carta ao presidente Raúl Castro externando seus votos de condolências à família Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário