terça-feira, 27 de setembro de 2016

Paulo Câmara reativa Sistema Palmeirinha para abastecer população de Surubim


SURUBIM - O governador Paulo Câmara comandou, nesta segunda-feira (26.09), o ato de reativação da operação da antiga adutora do Sistema Palmeirinha, conhecido como Pedra Fina. A retomada se deve aos baixos níveis do Sistema Jucazinho, que castigado há seis anos pela seca do Estado, encontra-se reduzido a apenas 0,3% da sua capacidade total. Soma-se a isso, a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) que indica a ausência de chuva pelos próximos meses impossibilitando a reversão do quadro. A obra, cujo investmento foi de R$ 2,8 milhões, vai permitir a continuidade do fornecimento de água no município agrestino, beneficiando cerca de 50 mil pessoas.

"Levar água para todos os pernambucanos é uma meta prioritária do meu governo. Essa foi apenas a primeira etapa das obras hídricas para o município de Surubim, mas tenho certeza que vai melhorar a vida do povo. Até o fim desta semana, a água chegará a todas as casas da cidade", assegurou Paulo Câmara. O chefe do Executivo estadual destacou que a reativação do Sistema Palmeirinha foi uma alternativa à obra da Adutora do Agreste, que conta com recursos do Governo Federal. "A Adutora do Agreste anda a passos lentos, por isso, determinei que se retomasse essa obra para que chegasse água para toda a população de Surubim", pontuou.

"Eu sou testemunha que o governador Paulo Câmara tem sido atuante para que a água chegue à casa de todos os pernambucanos", afirmou o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares. Ele destacou que a obra retomada nesta segunda-feira foi iniciada em agosto deste ano e, em menos de 60 dias, foi inaugurada. "É um desafio trazer água para o Agreste, mas Paulo tem se empenhado para aportar recursos e abastecer os municípios", disse Tavares.

Para o secretário de Agricultura de Reforma Agrária, Nilton Mota, a volta do abastecimento pela Sistema Palmeirinha reafirma o compromisso do governador Paulo Câmara com a população de Surubim. "Paulo teve o olhar que Surubim precisa. Em um momento difícil que o Brasil atravessa, ele direcionou recursos para atender às demandas do povo", frisou.

Para a vendedora e moradora do município do Agreste, Karla Vanessa de Sá, de 42 anos, a volta do reabastecimento pela Adutora Palmeirinha é um marco para a cidade. "Como moradora daqui, que acompanha a luta desse povo, sei que vai melhorar bastante a vida da população", comemorou. Karla destacou aindque o abastecimento vai acabar reverberando em outros aspectos. "Era muito difícil para os empresários locais manterem algum negócio. Agora, acredito que vá melhorar até mesmo a questão do emprego", complementou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário