terça-feira, 12 de julho de 2016

0 Compesa vai à Justiça para não perder o controle da operação em Petrolina


Ricardo Barreto


O presidente em exercício da Compesa, Ricardo Barreto (Roberto Tavares está de férias), disse nesta segunda-feira (11) que os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Petrolina não serão prejudicados por conta da disputa judicial entre a empresa e a prefeitura pelo direito de operar o sistema.
Ação ajuizada pela prefeitura pelo direito de operar os serviços foi julgada procedente pelo STF.
No entanto, segundo Barretto, a Compesa irá recorrer perante o Tribunal Pleno.
Ele disse que Petrolina tem uma “situação privilegiada” em relação à grande maioria dos municípios pernambucanos, pois tem água diariamente nas torneiras e um índice de cobertura de esgoto superior à de muitas cidades brasileiras.
“Para chegar a resultados tão satisfatórios de 100% da cobertura de abastecimento de água e 80% de cobertura dos serviços de esgoto, o Governo do Estado captou e investiu R$ 150 milhões nos últimos 10 anos, avançando na ampliação e melhoria contínua dos serviços, desde o início da discussão sobre a titularidade dos serviços no município”, disse o dirigente da empresa.
Segundo ele, a prefeitura tem em seu favor uma “decisão provisória do STF”, que permite que o município assuma a titularidade os serviços. Por esse motivo, garantiu, as informações que forem solicitadas pelo prefeito Júlio Lossio (PMDB) não serão sonegadas.
“Estamos abertos ao diálogo e acreditamos que na evolução das tratativas a prefeitura reverá o seu posicionamento, com a construção de um processo que assegure a permanência da operação pela Compesa dos serviços de água e esgoto, considerando o ‘know-how’ que a Companhia detém no setor e no próprio município”, afirmou Barretto.
Uma reunião entre as partes em conflito foi agendada para a próxima quinta-feira (14), na sede da Compesa, em Recife, em busca de um entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário