sexta-feira, 13 de maio de 2016

Paulo destaca a importância das parcerias para a entrega do Hospital da Mulher do Recife


A cerimônia de inauguração do Hospital da Mulher do Recife - Dra. Maria das Mercês Pontes Cunha (HMR), ocorrida na manhã desta sexta-feira (13.05), consagrou a parceria entre diferentes instituições públicas em prol da melhoria do atendimento e da qualidade de vida da população da capital pernambucana. Localizado no bairro do Curado, na Zona Oeste recifense, o equipamento, que contou com investimentos da Prefeitura, do Governo do Estado e da União, vai realizar 67 mil procedimentos por mês, incluindo partos e cirurgias. O governador Paulo Câmara, ao lado do prefeito Geraldo Julio e de outras autoridades presentes no ato, destacou a importância da unidade no reforço da rede de saúde pública. 

"Com essa estrutura, o Recife vai poder ter partos mais humanizados, cuidar das mulheres que passam por uma gravidez de risco e, ao mesmo tempo, desafogar o atendimento nos hospitais públicos estaduais", ressaltou Paulo. O gestor afirmou ainda que os recursos estaduais investidos no hospital consolidam mais uma ação conjunta com a gestão municipal. "Com essa parceria com a Prefeitura do Recife, nós vamos ter a oportunidade de atender mais pessoas em nossa rede", completou. O Governo de Pernambuco aportou R$ 28 milhões para a aquisição de equipamentos para o novo hospital, que já está em funcionamento. 

Com 150 leitos, o recém-inaugurado equipamento tem capacidade para realizar consultas, exames, partos e cirurgias. A estrutura também conta com 20 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo dez deles destinado ao atendimento de bebês. Composição que configura a unidade como a primeira maternidade de alto risco da cidade. Além disso, o hospital dispõe de duas Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), com 27 leitos e 16 consultórios. 

Na avaliação do prefeito Geraldo Julio, a nova unidade oferece uma estrutura completa humanizada e carregada de sensibilidade. "Aqui tem gente cuidando de gente", sublinhou, destacando ainda que os serviços começam a funcionar gradativamente como acontece durante a consolidação dos hospitais de grande porte. “O Hospital da Mulher do Recife já uma realidade. Desde a sua abertura, na última terça-feira, nós já atendemos mil mulheres", informou.

Antes da solenidade de inauguração do HMR, o governador Paulo Câmara e primeira-dama, Ana Luíza Câmara, acompanharam o prefeito Geraldo Julio e diversas lideranças políticas locais em uma nova visita às instalações. A alegria população beneficiada pelo equipamento marcou o momento. "É esse tipo de estrutura e esse tipo de sentimento que as pessoas que recebem o HMR que nós queremos reproduzir em todo o Estado", apontou Paulo. 

POLÍTICA ESPECIALIZADA - O Hospital da Mulher do Recife também desenvolve um trabalho específico para tratar vítimas de violência. Uma equipe formada por psicólogos, médicos e assistentes sociais prestarão o atendimento multidisciplinar no local. Além desse suporte, o centro terá um papel importante ao empoderar e preparar essas mulheres para romper o ciclo de violência. É importante destacar que todo o processo de acolhimento terá o cuidado de não expor a vítima.

A secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro, que também participou da elaboração do projeto do hospital, destacou a importância desse trabalho. "As mulheres que sofrem algum tipo de violência são as que mais precisam de apoio", lembrou. A gestora pontuou ainda que a viabilização desse equipamento foi um trabalho realizado em conjunto e teve a colaboração de muitos pernambucanos. "Esse foi um hospital construído por muitas mãos. Que todos tenham muito respeito por ele que foi erguido com dinheiro público", pediu a auxiliar do governador Paulo Câmara.

MARCAÇÃO DIRECIONADA - O acesso aos procedimentos ofertados no local respeita o fluxo de marcação do município, sendo o encaminhamento feito pelas Unidades de Saúde da Família (USFs ou Upinhas) de referência da usuária. O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, evidenciou que os serviços oferecidos vão ampliar o atendimento na cidade. "Vamos atender 10 mil mulheres por mês.Temos aqui nesta unidade equipamentos de última geração e que não encontramos em muitos hospitais do Nordeste", afirmou.

Já o titular da pasta no âmbito do Estado, Iran Costa, elencou os investimentos feitos pelo Governo de Pernambuco no segmento e garantiu que as parcerias com os municípios vão continuar. "Apesar dos desafios, o Estado contratou médicos, reformou unidades e repassou recursos para viabilizar investimentos em diversos municípios pernambucanos. Temos que agradecer ao prefeito do Recife por essa magnífica obra, que vão beneficiar muitas pessoas na cidade", completou o gestor.

A unidade de saúde já fez a diferença na vida de muitas usuárias. Maria do Socorro, que reside no Curado, bem pertinho do hospital, não escondia a alegria na hora do seu atendimento. A dona de casa de 36 anos contou que se surpreendeu com estrutura. "Aqui eu me senti acolhida e tenho certeza que esse atendimento vai fazer a diferença na vida de muitas recifenses. Além de ser um prédio bonito e bem estruturado, vemos aqui pessoas preparadas e que sabem atender", garantiu Maria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário