sexta-feira, 13 de maio de 2016

Diário “Muito a temer, muito a lutar” 1º dia

Hêider Aurélio Pinto, em sua página no Facebook, sugestão de Débora Cruz
Com apenas um dia de Governo interino, ilegal e ilegítimo temos muitas novidades que parecem já dão a cara de como será o período.
1 — O vice-presidente Golpista nomeou ontem 22 homens para os Ministérios. A juventude, as mulheres, os negros e a maioria do povo brasileiro não estão representados triplamente:
a — São todos homens, brancos e ricos;
b — Tem 7 investigados na Lava Jato. Sendo que, pasmem, o novo Ministro da Justiça é advogado de instituições sabidamente ligadas ao PCC (conhecida organização criminosa forte em São Paulo). Para os inocentes, o impeachment seria contra a corrupção… só que não.
Mas independente de ter ou não caído no conto do vigário, a maioria de nossa população, da classe alta à baixa não quer corrupção e neste quesito o Ministério de Temer é um escândalo;
c — De cara o vice-presidente traíra extinguiu justamente o Ministério das Mulheres da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
Se já não estão representados no ministério branco-masculino, agora ficam sem a instância de gestão que articula e formula políticas para a área e ainda têm um Ministro da Justiça que já dá declarações de querer criminalizar e reprimir os movimentos sociais.
Claro, aqueles mesmos movimentos que têm negros, mulheres, lutas por direitos humanos, composto majoritariamente por pessoas das classes populares etc.
2. Temer extinguiu outros 8 Ministérios.
Destaco três extinções:
a — Acabou com o Ministério da Cultura, um importante avanço do período de redemocratização.
Como se não bastasse, integrou ele ao MEC e sob a direção de nada menos que Mendoncinha… “tenha piedade de nós”.
Crítica geral na sociedade e os artistas já estão mobilizados para resistir.
b — Acabou com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Um adeus para a Reforma Agrária. Além das mulheres, dos negros e de quem defende os direitos humanos, a população do campo pode se ver fora das prioridades e mesmo consideração do Governo golpista.
c — Acabou com a Controladoria Geral da União.
Afinal de contas, com tantos investigados no Governo seria mesmo uma temeridade ter uma CGU no calcanhar.
Servidores da CGU já organizam greve em todo o país. Temer dará graças a Deus.
3. Por fim, cabe destaque ao novo tempo de “corrupção liberada e jogada para debaixo da mesa”:
Além da Lava Jato que ninguém sabe ninguém viu (já cumpriu seu papel, aliás, falta ainda impedir Lula de disputar as próximas eleições), ontem o Ministro do STF Gilmar Mendes livrou a cara de seu correligionário Aécio Neves, cujo processo no STF durou menos que 4 horas… novos tempos.
Sim, eu deixo quem achava que o golpe era contra a corrupção ficar vermelho de vergonha com menos de 24 horas de novo governo.
E o que fazer?
Lutar e resistir.
A saída da Presidenta Dilma cercada pelos movimentos sociais prometendo luta e resistência foi fantástica.
E as diversas manifestações no Brasil ontem, com destaque para as quase 50 mil pessoas na Paulista, gritando Fora Temer também foram excelentes.
E vem o segundo dia….

Nenhum comentário:

Postar um comentário