sábado, 30 de janeiro de 2016

Ventos chegaram a 50 km por hora no Recife



   Do NE-10
As fortes chuvas e o vendaval de hoje no Recife são resultados de um sistema atmosférico chamado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). De acordo com o doutor em meteorolgista Roberto Pereira, da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). Pernambuco está sob a influência desse sistema que causa trovoadas, chuvas fortes e rajadas de vento que podem passar dos 50 km/h, e até chuvas de granizo como foi registrado no Agreste pernambucano.
“O Estado está no que chamamos de borda do VCAN, o que significa que teremos chuvas até o domingo (31), porém a intensidade vai diminuindo. Os períodos da noite serão os mais chuvosos”, explicou o especialista que ainda afirmou: “A incidência dos raios acontece na formação desse sistema, mas se tornam mais raros durante seu desenrolar", disse Pereira. 
Em apenas três horas de chuva - a partir das 14h - a cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi a que registrou maior acúmulo de precipitação, com volume de 71mm. A capital pernambucana apresenta 51mm e em Paulista, também na RMR, o acúmulo chegou aos 41mm. Segundo a Apac, ao passar dos 40mm de chuva já é considerado estado de alerta.
 O meteorologista Roberto Pereira explicou ainda que o VCAN que deixou um rastro de destruição no Grande Recife é um fenômeno ligado, geralmente, ao início das chuvas no Sertão do Estado, mas que em anos em que o El Niño está mais intenso, os reflexos ficam mais fortes e comuns no mês de janeiro. "A última vez que tivemos um El Niño tão forte foi em 1998", relembrou. 
O sistema VCAN ainda gera uma nuvem que pode chegar aos 12 km de altura - mais alto do que o nível de tráfego dos aviões. O especialista alerta que esse tipo de nuvem é extremamente perigosa para as aeronaves. “Os aviões são equipados com instrumentos que detectam essas situações e os pilotos evitam passar perto delas por causa da turbulência que causa. Além disso, tentar atravessa uma nuvem dessas é suicídio”, ressaltou Roberto Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário