terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Aécio, 'o mais chato', não é capa da Veja

Waldemir Barreto /Agência Senado: <p>aecio neves</p>
Texto de Altamiro Borges é responsável pelo Blog do Miro
Não tem jeito. O cambaleante Aécio Neves só será capa da ‘Veja’ se for novamente candidato a presidente da República – e, lógico, com uma foto bem tratada e com ares de estadista. Ele pode até ser internado para tratamento de algum trauma, mas não será manchete na revista da famiglia Civita. Na semana passada, Carlos Alexandre Souza Rocha, o Ceará, operador do doleiro Alberto Youssef, afirmou em sua delação premiada que o presidente nacional do PSDB era "o mais chato" na cobrança de propina junto à empreiteira UTC. Daria bela capa: “O mais chato”. Mas a ‘Veja’, na sua obsessão doentia, preferiu tratar do tríplex no Guarujá (SP) do ex-presidente Lula – que nunca foi comprado.

Em seu depoimento, prestado em dezembro passado, Ceará afirmou que entregou R$ 300 mil a um diretor da UTC no Rio Janeiro, de sobrenome Miranda, e que a grana teria como destinatário o tucano Aécio Neves. A Folha chegou a postar um vídeo do delator, vazado da Polícia Federal. Ele afirma que o encontro o “marcou muito” e que o tal Miranda estava ansioso pela "encomenda" e desabafou: "Esse dinheiro tá me sendo muito cobrado". Questionado pelo operador de Alberto Youssef, o diretor da UTC respondeu que o dinheiro da propina seria repassado ao senador mineiro-carioca. "[Miranda] ainda falou que ele era o mais chato que tinha para cobrar", afirmou Ceará. 

Ainda de acordo com a gravação, quando perguntado se o dinheiro tinha sido encaminhado para Aécio Neves, Ceará garantiu: "Sim, senhor. Ele [Miranda] falou bem claro pra mim em alto e bom som". De imediato, diante da denúncia bombástica, a assessoria do grão-tucano desmentiu a propina, taxando a delação “absurda e irresponsável”. Mas a ‘Veja’, famosa pela escandalização da política, bem que poderia ter especulado sobre a denúncia. Nada! Nem um registro na chamadinha de capa. Para a famiglia Civita, que até hoje não explicou o uso de dólares dos EUA na construção do seu império midiático, os petistas são os únicos corruptos da face da terra. Os tucanos são santos... e nem sequer são chatos!

Outros moralistas sem moral

Também na semana passada, mensagens vazadas do celular do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, confirmaram que tucanos e demos pediram doações à empreiteira. “As mensagens obtidas pela Polícia Federal mostram solicitações de ao menos três parlamentares oposicionistas: o presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (DEM-RN), o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA). Pode haver ainda outras comunicações com oposicionistas, porque as mensagens de Léo Pinheiro filtradas pela Polícia Federal em seu relatório representam menos de 1% de um universo de 80 mil mensagens”, descreve reportagem da Folha.

O jornal lembra que Agripino Maia já é alvo de inquérito no STF sob a suspeita de ter negociado o pagamento de propina da OAS na construção do estádio Arena das Dunas, em Natal (RN). “À época, ele considerou a acusação ‘absurda, inverídica e descabida’. Em 31 de julho de 2012, número identificado pela PF como do senador Agripino Maia enviou pergunta ao celular do empreiteiro: ‘Com quem o Romero, tesoureiro do partido, deve se contatar para transmitir os dados do DEM nacional? Grato por tudo’. Depois, um funcionário da OAS envia uma comunicação a Léo Pinheiro, que aparenta ser uma resposta ao pedido do DEM. ‘Dr. Leo. Já falei com o Romero e combinamos dia 10/8 – 250 e 10/9 – 250’”.

Já com relação a outro moralista sem moral, o deputado carioca Rodrigo Maia, a Folha afirma que “há pedido de doação, encontros e conversa sobre projetos do Congresso. ‘A doação de 250 vai entrar?’, escreveu um número identificado como o do deputado do DEM, em 17 de setembro de 2014. Em 26 de setembro, ele reitera: ‘Se tiver ainda algum limite pra doação, não esquece da campanha aqui’. À Justiça Eleitoral o diretório nacional do DEM declarou ter recebido em doações R$ 2,3 milhões da construtora OAS em 2014. Nenhum dos depósitos, porém, ocorreu depois de 17 de setembro – todos os seis repasses ocorreram no mês de agosto”.

Quanto ao tucano Jutahy Júnior, ele teria enviado duas mensagens em 2014 ao empreiteiro, acusado na Operação Lava-Jato, abordando o tema das doações eleitorais. “A primeira é um pedido, em 29 de setembro: ‘Caso seja possível gostaria da sua ajuda para Varjão [funcionário da OAS] completasse o combinado. Desde já agradeço a grande ajuda que vocês deram para minha campanha. Do amigo Jutahy’. Antes dessa solicitação, em 14 de setembro um funcionário de Léo Pinheiro lhe informou que naquele dia o empreiteiro falaria com Jutahy Júnior. A segunda mensagem do deputado tucano, um agradecimento, em 3 de novembro daquele ano: ‘Entreguei hoje minha prestação de contas da minha campanha sem débitos. Mais uma vez obrigado pela grande ajuda de vocês. Abraço amigo do Jutahy’”.

A capa furada contra Lula

Nenhum destes casos, porém, virou capa da ‘Veja’. A revista preferiu dar destaque às bravatas do procurador Cassio Conserino, uma figura que já cometeu inúmeras atrocidades e é motivo de chacota nos próprios meios jurídicos. Sua afirmação terrorista, de que “Lula e Dona Marisa serão denunciados” pela aquisição de um apartamento tríplex no Guarujá, no litoral paulista, acabou resultando em mais um mico da famiglia Civita. O Instituto Lula informou que denunciaria o procurador e, rapidamente, o valentão enfiou o rabo entre as pernas. Neste sábado (23), em entrevista à Folha, o falastrão afirmou que os dados que dispõem apontam apenas para a “possibilidade da denúncia”. Ou seja: ele recuou covardemente!

A capa da ‘Veja’ virou detrito em menos de 24 horas. A revista preferiu blindar o “chato” Aécio Neves e se deu mal novamente! Leia abaixo a nota do Instituto Lula que desmoralizou o promotor charlatão e a desgastou ainda mais a credibilidade da revista do esgoto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário