sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Lucar Ramos participa de audiência pública sobre plano rodoviário

A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou, nesta quarta-feira (23/9), uma audiência pública para discutir o Plano Diretor Cicloviário (PCD) na Região Metropolitana do Recife. A reunião foi proposta pelo deputado estadual Edilson Silva (PSOL) e contou com a presença do vice-líder do governo na Assembleia, Lucas Ramos (PSB). Também participaram do debate representantes de movimentos sociais, Detran, CTTU e Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Governo de Pernambuco.

Um dos temas mais abordados foram as ações desenvolvidas pelo poder público no quesito mobilidade urbana. O deputado estadual Lucas Ramos destacou a importância da participação social no debate, ferramenta para identificar problemas e propor soluções. “Estou comprometido com a causa e vamos ativar a Alepe, o Governo do Estado, prefeituras e principalmente a sociedade civil para ouvir o que tem que ser feito e construir novas metas. Não estamos medindo esforços para estimular o uso de bicicletas na locomoção”, assinala o parlamentar que já apresentou Projeto de Lei que institui a reserva de vagas, em prédios públicos e privados, (estabelecimentos e grandes centros comerciais) para o estacionamento de bicicletas, os bicicletários.  “Ainda vamos apoiar os 14 municípios envolvidos na área estudada para implantação das ações e intervenções necessárias”, conclui.

Ao final da audiência foi sugerida a criação de um Grupo de Trabalho envolvendo poder público e sociedade civil para aprofundar as questões ligadas ao uso da bicicleta como meio de locomoção. Também será proposta, na Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, uma emenda ao Projeto de Lei encaminhado pelo Governo do Estado que altera a alíquota do IPVA para que uma fração do montante arrecadado pelo Estado com o imposto seja destinada a projetos de implantação de ciclovias e ciclofaixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário