terça-feira, 14 de julho de 2015

Brasil perde 40 bilhões de dólares por ano com pirataria

Do blog de jamildo

Foto: Receita Federal/Fotos Públicas
Foto: Receita Federal/Fotos Públicas
A comercialização de produtos falsificados no Brasil vem causando perdas de U$ 40 bilhões por ao ano ao País. Segundo a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), no último ano, foram realizadas 1.200 operações de apreensão em conjunto com a Polícia Civil, 34% a mais que no ano anterior.
De janeiro de 2014 a janeiro de 2015, as operações da ABCF apreenderam 10 toneladas de peças para veículos ao longo de 42 investidas.
Além da cifra impressionante, empresas legalmente estabelecidas sofrem perdas no faturamento, as indústrias de veículos são uma das mais impactadas.
Para combater a pirataria, a instituição incentiva a conscientização do consumidor. “Este é o melhor caminho para erradicar o contrabando e a pirataria, visto que os portos brasileiros encontram-se praticamente abertos, pois o número de agentes da Receita Federal e da Polícia Federal é muito pequeno, e somente há vistoria de contêineres e mercadorias por amostragem ou quando há alguma suspeita. Os principais portos de entrada das falsificações são Santos, Paranaguá, Itajaí e Rio de Janeiro. Tais produtos normalmente chegam com declarações falsas nas guias de importação, como se fossem outra mercadoria mais barata, e normalmente, subfaturados”, conta Rodolpho Ramazzini, diretor da ABCF.
Os mercados mais afetados pela falsificação e contrabando são: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Pará e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário