quarta-feira, 17 de junho de 2015

Pernambuco fortalece rede de ensino com intercâmbio de alunos e construção de quadras

Aliar o desenvolvimento escolar à prática esportiva como forma de fortalecer o aprendizado dos alunos da rede estadual de ensino. Com esse objetivo, o Governo de Pernambuco lançou, nesta quarta-feira (17), na presença de prefeitos, gestores e estudantes, os programas Quadra Viva e Ganhe o Mundo Esportivo. O governador Paulo Câmara comandou o ato, realizado no Palácio do Campo das Princesas.

Em sua primeira fase, o Quadra Viva realizará intervenções em 100 escolas de 54 municípios de todo Pernambuco. As obras, que consistem em construção ou cobertura de quadras, terão início após a publicação dos editais, no final de junho. O investimento só para a primeira etapa é de R$ 33,4 milhões, recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Estadual. No segundo semestre, o Estado lançará um novo projeto que vai contemplar outras 100 unidades de ensino. A expectativa é que no próximo ano seja lançada uma nova fase do programa com intervenções em mais 100 escolas.

O Ganhe o Mundo Esportivo seguirá os mesmos moldes do já consolidado programa Ganhe o Mundo. Por meio da iniciativa, o Estado vai enviar para intercâmbio no exterior jovens atletas de 14 a 17 anos, que estiverem matriculados na rede pública e que sejam participantes do Bolsa Atleta. O embarque dos 11 primeiros alunos, atletas de judô (2) e atletismo (9), será no início de agosto. Eles vão para Montreal e Québec, no Canadá.

"Os resultados positivos da educação já provaram que estamos no caminho certo. Um caminho iniciado por Eduardo Campos e a sua determinação em elevar a qualidade do ensino público de Pernambuco. Mesmo em um momento de grandes desafios, continuaremos lutando para melhorar a infraestrtura das escolas. Temos que investir para torná-las atrativas para alunos e professores. Por isso, ações em cultura e lazer devem ser mecanismos cada vez mais presentes", argumentou Paulo Câmara.

De acordo com o governador, "o Quadra Viva dialoga diretamente com o Ganhe o Mundo Esportivo". "Vamos promover o aperfeiçoamento do esporte sem descuidar da educação dos nossos jovens talentos. Através da educação é que vamos transformar o futuro. Que esses estudantes tenham os seus sonhos realizados", pontuou Câmara. 

Secretário de Educação, Fred Amâncio afirmou que a requalificação ou construção de equipamentos esportivos complementam as atividades pedagógicas da escola e beneficiam a comunidade. "As quadras representam um espaço para o desenvolvimento das atividades sociais. Trata-se de um ambiente de convivência para a escola e para a comunidade. Em muitos municípios é o melhor espaço para convivência", justificou o gestor.

CAPACITAÇÃO - Antes de embarcar para o Canadá, os selecionados passarão por um curso intensivo de inglês. Para ter o direito de viajar, eles precisaram de uma média mínima de seis pontos no desempenho acadêmico de 2014, além de possuir resultados expressivos em competições disputadas no últimos 12 meses.

Para o chefe do Executivo estadual, essa é mais uma modalidade do programa que já referência no Brasil. "É um módulo que nós estamos criando dentro do Ganhe Mundo, que, mais na frente, ganhará outros. Também queremos que os nossos talentos musicais aprimorem as suas vocações e ganhem o mundo. Esse é mais um mecanismo criado pelo Governo do Estado para motivar os alunos a estudarem cada vez mais, pois acreditamos que essa é única forma de garantir um futuro para o nosso Estado", reforçou Paulo Câmara.

O programa foi criado na gestão de Eduardo Campos, em 2012. Além de promover o aperfeiçoamento em um segundo idioma, a iniciativa foi responsável pela elevação da autoestima dos estudantes, que passaram a se esforçar mais para obter bons resultados. Desde o lançamento, o Governo de Pernambuco já enviou 3.400 jovens para estudar um semestre no exterior. Este ano, o Executivo autorizou o embarque de 1.000 jovens.
 
Os pernambucanos vão passar seis semanas no Canadá, dividindo o tempo entre a sala de aula e o treinamento em um dos melhores centros esportivos do Mundo. Os recifenses Leonardo D’Agostin e Sarah Petra, atletas do judô, vão treinar no Complexo Nacional de Treinamentos do Canadá, o Parc Olympique, na cidade de Montreal. Eles serão treinados por dois dos maiores nomes do judô mundial, Nicolas Gill e Janusz Pawlowski, ambos medalhistas olímpicos. 
 
Já os jovens do grupo do atletismo: Erycles Lindomar, de Petrolândia; Gabriel Nascimento e Gleyce Kelly, de Abreu e Lima; Yasmim Gomes, do Recife; Thiago Caffé, de Petrolina; Janaína Rodrigues e Ingrid Iohanna, de Ouricuri; Lucas Vinícius, de Bodocó; e Adrija Laila, de Ipubi, vão treinar no Instituto Nacional de Esportes da Universidade de Québec, sob a coordenação de Felix Antoine, eleito o melhor técnico de atletismo do Canadá por várias temporadas.
 
"Eu não tenho dúvida que a partir do programa os nossos atletas vão ter um estímulo maior para desempenhar a sua modalidade esportiva. Esse é mais um capítulo importante que a gente escreve na formação de atletas pernambucanos. Com o Ganhe o Mundo Esportivo, vamos ter um novo cenário no Estado, com atletas de alto rendimento", acrescentou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras.
 

Durante o período no Canadá, os atletas receberão uniformes, acomodação e alimentação (em casas de família pré-selecionadas pelo programa); aulas de aperfeiçoamento em inglês, seguro saúde e um apoio financeiro, de acordo com os moldes do Ganhe o Mundo. Essa será a primeira experiência da modalidade esportiva no Ganhe Mundo e a sua ampliação estará ligada ao desempenho dos atletas da rede pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário