sexta-feira, 19 de junho de 2015

Ciclo de Capacitação para os municípios do Agreste foi encerrado nesta sexta-feira

Mais um grupo de gestores municipais participou de cursos oferecidos pela Secretaria de Planejamento e Gestão. A iniciativa faz parte do projeto Ciclo de Capacitação, realizado pelo Escritório de Projetos em parceria com o Instituto de Gestão. A segunda etapa do Ciclo foi realizada em Caruaru, entre os dias 15 e 19 de junho, para os gestores dos municípios do Agreste pernambucano. Participaram 57 pessoas, representando 28 prefeituras. A terceira etapa acontece no Recife, de 29 de junho a 3 de julho.

Assim como aconteceu na primeira etapa, em Petrolina, os gestores tiveram acesso a dois cursos durante o período. O primeiro foi sobre Contratação, fiscalização de obras públicas e prestação de contas e outro sobre Captação de recursos e convênios. 
 
O Ciclo de Capacitação é uma iniciativa que faz parte de um conjunto de ações integradas que formam a estratégia do Governo do Estado de fortalecimento de parcerias com os municípios. Na estrutura da Secretaria de Planejamento, foi criada a Secretaria Executiva de Apoio aos Municípios para gerenciar o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e o Escritório de Projetos, este último inaugurado em março de 2015.

De acordo com o gestor governamental Marcos Alves, responsável pela supervisão dos cursos em Caruaru, a iniciativa foi bem recebida pelos participantes. “O ambiente é, além de aprendizado para os gestores, de troca de experiências. O debate entre os participantes e os professores foi de alto nível e cada prefeitura traz seus exemplos, o que ajuda a dinamizar as aulas”, afirmou Marcos.

Entre os gestores, a sensação era de muita satisfação e vontade que os cursos continuem. A secretária de Planejamento e Projetos especiais de Tacaimbó, Márcia Valéria, se disse surpresa positivamente. “Eu esperava que fosse proveitoso, mas minhas expectativas foram superadas. Já aguardo ansiosamente por um segundo módulo, para ajudar ainda mais as prefeituras do interior”, disse.

Já o secretário de Administração de Camocim de São Félix, Paulo Lira, definiu a iniciativa da Secretaria como brilhante. “Os cursos melhoram a qualidade técnica dos gestores que estão à frente dos processos administrativos das prefeituras. Desta forma, os municípios têm a oportunidade de se desenvolver melhor e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, garantiu.

O secretário Alexandre Antônio Caraciolo, que acumula as pastas de Planejamento e Gestão e Administração de Sanharó, ressalta que essa é uma iniciativa muito proveitosa para todas as prefeituras que participaram e que os cursos foram escolhidos com precisão. “Esta capacitação oferece a oportunidade de entrar em contato com procedimentos e com rotinas, tanto no que diz respeito à prestação de contas e licitação de obras, quanto no que diz respeito à obtenção de recursos junto aos governos estadual e federal. A captação de recursos é uma das grandes dificuldades que as prefeituras encontram. Espero que continue estes cursos e que cada vez atenda mais as especificidades dos municípios”, finalizou o gestor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário