segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A GLOBO E O FILME SOBRE LULA



Do jornalista Ruy Sarinho, no Blog da Transparência:
A Globo acaba de executar, com a exibição do filme sobre Lula, a tática do morde e assopra. Faz parte da guerrilha de comunicação em marcha posta em prática pela grande imprensa brasileira sobre o comando, justamente, do império global levantado por Roberto Marinho, ao longo da ditadura militar de 1º de abril de 1964. A construção desse monopólio na comunicação brasileira pelo Clã Marinho consolidou-se às custas da deduragem de muitos “comunistas e subversivos”, jovens, entregues para ser torturados e mortos, enquanto Robertão lambia botas e babava os ovos de generais ditadores. 

A próxima etapa da estratégia global será mostrar reportagens sobre Lula, todas negativas, como sempre, dando às mesmas uma roupagem de fatos-verdades. E os seus analistas, e os de outros veículos, como Veja, Época, Estadão e demais poderosas excrescências midiáticas do País argumentarão ser tudo verdade, que a Globo não tem nada contra Lula e até exibiu o filme contando a sua história e a de Dona Lindu. Assim, dá-se o ar de imparcialidade às belas mentiras que estão para ser contadas pela Globo e os demais grupos empresariais que estão no comando do Instituto Millenium, entidade similar ao IPAD e IPES, introduzidos no Brasil pelo Tio Sam, em 1959, já como associações preparadoras do golpe de 1964. E no final do dia de cada denúncia fabricada, o repugnante Arnaldo Jabor fará a sua análise bem humorada, bem ao modo de um jornalismo prostituído. 

O que impressiona é que essa guerrilha de comunicação não se efetiva, apenas, nos grandes veículos nacionais, mas é reverberada nas empresas locais, em cada Estado. É uma ação orquestrada, e muito bem conduzida, pelas nova e velha direitas nacionais. E é aí que ela ganha mais força, pois tudo o que é fabricado por essas “estrelas” da comunicação brasileira é repercutido pelo veículo que chega mais perto do povo, do povão: o rádio. E é o rádio, infelizmente, que abriga os mais reacionários e atrasados profissionais de imprensa, mais comprometidos com as ideias da direitona mais estremada. 

Aqui em Pernambuco é de fazer inveja. O grupo empresarial de comunicação mais forte, com jornal, blogues, emissoras de rádio e de televisão, a Empresa Jornal do Commercio, é o principal seguidor da receita da Globo e dos grandes jornalões e revistas nacionais anti-Lula e PT. A emissora de rádio do grupo, a mais popular no Estado, e com difusoras em diversas cidades e regiões, reproduz 24 horas por dia o discurso anti-petista, com espaço, ainda, para falar mal de Dilma. São feitas reportagens, enquetes, debates, entrevistas, tudo dirigido para a imagem da esquerda sair mal na foto. E o Blog da Empresa parece mais um balcão de comércio do que um espaço jornalístico, defendendo os interesses econômicos da fina-flor da elite pernambucana, dos grileiros modernos de espaços urbanos, públicos, e coisa e tal. A nossa esperança, e trincheira, são espaços progressistas com este blog. 
Fonte: blog de roberto almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário