Do jornalista Ruy Sarinho, no Blog da Transparência:
A Globo acaba de executar, com a exibição do filme sobre Lula, a tática
do morde e assopra. Faz parte da guerrilha de comunicação em marcha
posta em prática pela grande imprensa brasileira sobre o comando,
justamente, do império global levantado por Roberto Marinho, ao longo da
ditadura militar de 1º de abril de 1964. A construção desse monopólio
na comunicação brasileira pelo Clã Marinho consolidou-se às custas da
deduragem de muitos “comunistas e subversivos”, jovens, entregues para
ser torturados e mortos, enquanto Robertão lambia botas e babava os ovos
de generais ditadores.
A próxima etapa da estratégia global será mostrar reportagens sobre
Lula, todas negativas, como sempre, dando às mesmas uma roupagem de
fatos-verdades. E os seus analistas, e os de outros veículos, como Veja,
Época, Estadão e demais poderosas excrescências midiáticas do País
argumentarão ser tudo verdade, que a Globo não tem nada contra Lula e
até exibiu o filme contando a sua história e a de Dona Lindu. Assim,
dá-se o ar de imparcialidade às belas mentiras que estão para ser
contadas pela Globo e os demais grupos empresariais que estão no comando
do Instituto Millenium, entidade similar ao IPAD e IPES, introduzidos
no Brasil pelo Tio Sam, em 1959, já como associações preparadoras do
golpe de 1964. E no final do dia de cada denúncia fabricada, o
repugnante Arnaldo Jabor fará a sua análise bem humorada, bem ao modo de
um jornalismo prostituído.
O que impressiona é que essa guerrilha de comunicação não se efetiva,
apenas, nos grandes veículos nacionais, mas é reverberada nas empresas
locais, em cada Estado. É uma ação orquestrada, e muito bem conduzida,
pelas nova e velha direitas nacionais. E é aí que ela ganha mais força,
pois tudo o que é fabricado por essas “estrelas” da comunicação
brasileira é repercutido pelo veículo que chega mais perto do povo, do
povão: o rádio. E é o rádio, infelizmente, que abriga os mais
reacionários e atrasados profissionais de imprensa, mais comprometidos
com as ideias da direitona mais estremada.
Aqui em Pernambuco é de fazer inveja. O grupo empresarial de comunicação
mais forte, com jornal, blogues, emissoras de rádio e de televisão, a
Empresa Jornal do Commercio, é o principal seguidor da receita da Globo e
dos grandes jornalões e revistas nacionais anti-Lula e PT. A emissora
de rádio do grupo, a mais popular no Estado, e com difusoras em diversas
cidades e regiões, reproduz 24 horas por dia o discurso anti-petista,
com espaço, ainda, para falar mal de Dilma. São feitas reportagens,
enquetes, debates, entrevistas, tudo dirigido para a imagem da esquerda
sair mal na foto. E o Blog da Empresa parece mais um balcão de comércio
do que um espaço jornalístico, defendendo os interesses econômicos da
fina-flor da elite pernambucana, dos grileiros modernos de espaços
urbanos, públicos, e coisa e tal. A nossa esperança, e trincheira, são
espaços progressistas com este blog.
Fonte: blog de roberto almeida
Fonte: blog de roberto almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário