quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

À ESPERA DA CHUVA PREVISTA PARA A SEMANA

Do: NE 10

Ela não muda o quadro, mas precipitação prevista pelo Inmet deve aliviar situação no Nordeste. Frente fria está na região

 / Foto: RIcardo B. Labastier/JC Imagem

Foto: RIcardo B. Labastier/JC Imagem

Deve chover durante esta semana em diversas regiões secas do Nordeste, de acordo com previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As chuvas são causadas por uma frente fria que estacionou durante mais de uma semana no Sudeste e, quando se encaminhou para o Espírito Santo, provocou umidade em alguns municípios da Bahia, do Piauí e do Sertão pernambucano. As boas previsões para os próximos dias não garantem, porém, que o quadro de seca seja revertido.
Nesta segunda, a Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) registrou chuvas intensas em vários municípios do Sertão, como Bodocó, Calumbi, Exu, Moreilândia, Ouricuri e Serra Talhada. Em algumas dessas cidades, como Exu, Ouricuri e Serra Talhada, as chuvas começaram desde a semana passada.
O chefe da seção de previsão do tempo do Inmet Recife, Ednaldo Correia de Araújo, explicou que ainda existem condições de chuvas no Estado, mas em regiões pontuais. “E no Agreste e na Zona da Mata (áreas também fortemente atingidas pela estiagem), a possibilidade de chover é ainda menor”, destacou.
“Em pontos onde existem reservatórios pequenos ou de médio porte essas chuvas ajudam bastante porque pequenos açudes e rios passam a sangrar. Mas, para melhorar o quadro de seca, é preciso que caia chuva por, pelo menos, quatro meses. Não adianta chover demais, se isso não acontecer com frequência”, alertou, salientando que, além de armazenar água, é preciso também dar manutenção à produção agrícola.
“A frente fria que trouxe nuvens para o Nordeste já deve estar se dissipando nos próximos dias e então será necessário esperar que um outro sistema se aproxime da região. Não tem como precisar agora se os próximos meses serão de chuva. É necessário acompanhar a previsão diária”, afirmou Ednaldo Correia de Araújo.
Os sertanejos se encheram de esperança desde o último dia 18, quando as chuvas chegaram a pelo menos nove municípios. Em algumas localidades, como Araripina e Exu, pluviômetros registraram mais de 100 milímetros. O Rio Brígida, que corta Exu, normalmente seco durante esse período, passou a acumular água e parte da população beneficiada com o programa Água para Todos, do governo federal, chegaram a encher as cisternas.
Na próxima sexta-feira, prefeitos de municípios do Sertão se reúnem com o secretário Estadual de Agricultura, Ranilson Ramos, em Afogados da Ingazeira, para cobrar ações de combate à seca. Na semana passada, o governo anunciou a construção de mais de 700 poços tubulares na região e de quatro barragens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário