segunda-feira, 19 de novembro de 2012

GOVERNO ADIANTA FUNCIONAMENTO DA ADUTORA DO PAJÉU


Distribuição de água tratada para o Sertão ficará a cargo da Compesa (Foto: Bruno Campos/Arquivo Folha)

Da Folha de Pernambuco

Diante das consequências da pior estiagem dos últimos 40 anos no Estado, o Governo Federal resolveu adiantar parcialmente o funcionamento da Adutora do Pajeú. A previsão, inicialmente para janeiro de 2013, foi antecipada para a segunda quinzena do mês que vem. O sistema hídrico vai levar água do Lago de Itaparica, no município de Floresta (Sertão do São Francisco), para o ramal de Serra Talhada (Sertão do Pajeú). Um presente de fim de ano para uma das cidades mais afetadas pela seca.
De acordo com a coordenadora regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Rosana Bezerra, a aceleração das obras só foi possível graças à cooperação da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que adiantou as instalações elétricas da adutora e, também, a chegada de peças fundamentais para o sistema. “Tinham peças que estavam faltando e finalmente chegaram e puderam ser instaladas. Vamos entrar agora na fase de testes e, correndo tudo bem, estaremos funcionando no mês que vem”, afirmou.
A Adutora do Pajeú foi pensada inicialmente para ser um sistema produtor de água bruta, porém, diante das necessidades da população sertaneja, o projeto foi repensado e fornecerá água tratada. A distribuição ficará sob responsabilidade da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). “A Estação de Tratamento do Pajeú ainda está em construção, mas a água será tratada na estação de Serra Talhada provisoriamente”, explicou Rosana Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário