sexta-feira, 2 de novembro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO : DIA DE FINADOS



Dia de Finados
Milhões de pessoas em todo país, no dia de hoje, irão reverenciar seus antepassados fazendo uma visita aos cemitérios de milhares de cidade no Brasil. Já no século V, um dia do ano era dedicado para rezar por todos os mortos. A igreja rezava por aqueles que ninguém mais lembrava. Exatamente no século X, a Igreja Católica estabeleceu um dia oficial para os mortos (Dia de Finados). Foi a partir do século XI, que os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a forçar a comunidade a dedicar um dia aos mortos. Mas a morte é realmente o fim de tudo?
Muitas pessoas prefere não pensar na morte. Mas a realidade da morte nos obriga a pensar nisso mais cedo ou mais tarde. A vida humana é muito frágil. Todos os humanos, sem exceção, estão sujeitos à morte, e essa realidade amedronta a muitos. Independentemente das crenças religiosas, a ideia de que a morte é o fim absoluto da vida deixam as pessoas ansiosas e com medo, a ciência aumenta esse medo ainda mais. Afinal, grande parte das funções do corpo humano pode agora ser explicada em termos científicos. Com certeza nenhum biólogo, físico ou químico encontrou dentro de nós alguma prova de que exista uma entidade invisível capaz de sobreviver à morte do corpo físico. Assim, muitos cientistas definem a morte humana como um simples processo biológico.
Mas nem todos pensam assim. A morte de um ente querido nosso não significa o fim, pois eles permanecem em nossas memorias e corações enquanto existirmos. Nós cristãos, em sua grande maioria, acreditamos na ressurreição, e essa crença dá a esperança a bilhões de pessoas no planeta Terra de que um dia irão encontrar seus pais, parentes e amigos e com eles confraternizarem a vida. Independente de religião, esse dia serve para refletirmos, “todos nós somos iguais perante a morte, sejamos ricos, pobres, baixos, altos, gordos ou magros, etc.” E que hoje, também, não seja praticada a hipocrisia que muitos demonstram, chorando no túmulo de parentes, que muitas vezes não se gostavam ou que foram abandonados por esses. Esse dia é para lembrarmo-nos de um provérbio chinês que diz: “Ao término do jogo, o rei e o pião voltam para mesma caixa.” Pois como diz a Bíblia, “do pó vieste, ao pó retornarás.” E que vivamos intensamente essa curta vida que se parece a uma peça de teatro, que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva plenamente antes que a cortina se feche, e a peça termine sem aplausos.
Texto escrito pelo colaborador do blog: Professor José Fernando da Silva, Graduado em História pela UPE: Garanhuns-PE. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário