sexta-feira, 1 de junho de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO: O PT E SEUS ERROS


O PT E SEUS ERROS

Nunca o Partido dos Trabalhadores errou tanto. A condução do processo da escolha do candidato à prefeitura do Recife é um grande exemplo. João da Costa foi eleito com o apoio de uma grande frente de partidos, tendo como abalizador seu padrinho político João Paulo. Logo após sua posse, passou a se conduzir de modo não muito recomendável para um político que possuía uma dívida de gratidão para com o ex-prefeito João Paulo. Em um episódio que, segundo o ex-prefeito, foi a gota d’água para o rompimento com João da costa, ele teria sido destratado no camarote do prefeito, durante uma visita da Presidenta Dilma ao Recife. Segundo  João Paulo, o prefeito proibiu que sua comitiva subisse ao camarote onde estava o prefeito e a presidenta, só permitindo subir o próprio João Paulo. O ex-prefeito se sentiu ofendido com aquela atitude e diante disso não havia mais clima dos dois estarem juntos.
Mesmo depois desse episodio, João Paulo tentou falar com o prefeito por cinco vezes, tendo insucesso em todas as cincos tentativas, ficando claro que o prefeito não lhe tinha mais consideração segundo palavras do ex-prefeito. Depois, vem a escolha do candidato à prefeitura da cidade do Recife. João da Costa seria o candidato natural do partido, pois já é o atual prefeito e tem todo direito de tentar a reeleição; mas existia uma pedra no seu caminho, o ex-prefeito João Paulo. Ninguém tem dúvida que o ex-prefeito achou uma oportunidade de dá o troco ao atual prefeito pela sua ingratidão para com ele e o partido. Por sua vez, João da Costa também contribui imensamente para seu desgaste perante a frente popular.
Segundo algumas lideranças da Frente Popular, o prefeito é arrogante e antipático, o que dificulta a convivência com o mesmo; entretanto o certo é que foram umas sucessões de erros do prefeito e agora da direção nacional do PT. A cúpula do partido quer de toda a maneira a saída do prefeito do processo eleitoral e que ele dê apoio ao senador Humberto Costa, que segundo a direção do partido teria todas as condições para unir a Frente Popular. Humberto alguns dias era adversário ferrenho de João Paulo; agora estão unidos contra João da Costa, que era amigo de Humberto. Isso sim é que é uma samba do grilo doido.
A grande verdade, caro leitor, é que tudo começa por uma palavrinha que eu já tratei aqui nesse excelente blog ANGELIM.COM. Essa palavrinha é GRATIDÃO. Se o Sr. João da Costa tivesse se comportado como a presidenta Dilma, sendo leal ao ex-prefeito como a presidenta é em relação a Lula, nada disso estaria ocorrendo. Quem é ingrato com aqueles que sempre estiveram ao seu lado, pagará um alto preço e é isso que o prefeito João da Costa está passando agora. Porém, mesmo assim, não devemos esquecer o dedinho maquiavélico do governador Eduardo Campo, que tirando João Costa da jogada e pondo Humberto, ele terá menos um concorrente ao palácio das Princesas.
A grande verdade é que não há anjos na política. Pode haver de tudo; menos anjos e inocentes, pois esses dois tipos não sobrevivem nesse inferno.

Texto escrito pelo colaborador do blog: Professor José Fernando da Silva, Graduado em História pela UPE: Garanhuns-PE. Este texto foi revisado pela Professora Maria Cicera da Silva, Especialista em Lingua Portuguesa pela UPE: Garanhuns. Acompanhe todas as sexta feiras um ártigo do colaborador.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário