terça-feira, 20 de março de 2012

DUAS SELEÇÕES


DUAS SELEÇÕES

O ano é de 1982. O mundo fica encantado com a seleção brasileira comandada por Telê Santana. O time é maravilhoso. Tem craques como Zico, Sócrates, Falcão e Cia. Nesse mesmo ano, outra seleção começa a se formar na pequena cidade de Angelim. Sem chamar muita atenção, essa seleção iria desbancar o time da Direita, acostumado a ser campeão por muitos anos, pois disputava suas partidas sem adversários à altura. Estamos falando da seleção comandada pelo jovem “treinador” Samuel Salgado que iria comandar os destinos de Angelim por seis anos, transformando o modo de administrar, de fazer política naquele município.
Infelizmente, nossa Canarinha foi eliminada pela Itália, deixando os amantes do belo futebol tristes; mas a seleção das esquerdas de Angelim não decepcionou; ganhou e levou uma eleição dificílima em que houve todo tipo de artimanhas para que não houvesse sua vitória.
A seleção, comanda por Samuel Salgado, era jovem, tinha muito talento e entusiasmo para administrar a cidade. Tinha um zagueiro xerifão que era João Marcos, segurava todas as broncas daquela administração; principalmente, os erros cometidos pelo seu técnico, que acabou pagando caro por isso. Tinha dois laterais muitos eficientes que eram seu Seridião e José Sátiro, dois grandes carregadores de piano. O meio de campo era comandado pelo um craque, Manoel Cavalcanti; armava todas as jogadas de mestre daquela administração; foi sem dúvida a cabeça pensante daquele time que mudou a nossa cidade.
Mas, infelizmente, todo sonho tem seu fim. O técnico Samuel Salgado deixou de jogar ofensivo, abandonando o futebol, arte das esquerdas. Acabou tornado-se retranqueiro. Adotou o modo de jogar da direita. Copiou o que mais tinha de ruim na direita. Passou a acreditar que o dinheiro é que ganha eleição e esqueceu que ele mesmo tinha vencido uma eleição contra tudo e todos sem dinheiro, com o povo politizado. Entretanto, assim, como os craques de 82, pararam de jogar, e, mesmo depois disso, o Brasil conquistou mais dois títulos mundiais, o tetra em 94 e penta em 2002. Oxalá! Que sujam novos craques no campo das esquerdas angelinenses e que possam brilhar como aquela seleção de 1982.
Texto escrito pelo colaborador do blog, que terá todas as sextas feiras texto publicado,
Professor José Fernando da silva, graduado em História pela UPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário