sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Lula abre a porta para revalidar a sua candidatura para as eleições presidenciais no Brasil, se necessário

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, abriu na quinta-feira a porta à candidatura nas eleições presidenciais de 2026, apesar de ter previamente descartado essa possibilidade, dizendo que precisa de "desfrutar da vida".

O presidente de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva - Marcelo Camargo/Agencia Brazil/d / DPA© Fornecido por News 360

Segundo o presidente brasileiro, ele poderia revalidar a sua candidatura se considerar que existe "uma situação delicada" e se sentir em perfeita saúde, como disse numa entrevista à RedeTV e relatado pela 'Folha de S.Paulo'.

"Se vos puder dizer agora, digo-vos 'Não serei um candidato em 2026'. Terei 81 anos de idade. Preciso de desfrutar um pouco da minha vida, porque tenho 50 anos de vida política", reiterou Lula da Silva, reiterando que só mudaria de ideias numa situação grave.

A advertência é contrária às declarações feitas durante a campanha eleitoral do ano passado. Num evento em Setembro, o actual presidente afirmou que "todos" sabiam que ele tinha apenas quatro anos de idade. "Todos sabem que não é possível para um cidadão de 81 anos de idade querer ser reeleito", disse ele.

Entretanto, Lula apontou a necessidade dentro do Partido dos Trabalhadores de construir novos líderes que possam ser candidatos em 2026, de acordo com o jornal.

A primeira vez que foi presidente (de 2003 a 2006), Lula disse que era "filosoficamente" contra a reeleição, que foi instituída no país em 1997. Mas acabou por concorrer a um segundo mandato e ganhar as eleições, o que o levou a governar até 2011.

Fonte: (EUROPA PRESS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário