sábado, 6 de junho de 2020

Bolsonaro manda atrasar boletins da Covid-19 para não passar em telejornais



Do Blog de Esmael

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mandou o Ministério da Saúde atrasar os boletins diários sobre a situação do novo coronavirus no país para que os números não sejam divulgados nos telejornais noturnos. A informação é do jornal Correio Braziliense.

A ordem do presidente foi dada para que os dados sejam enviados à imprensa somente às 22h, e não às 19h, como estava ocorrendo.


A intenção é prejudicar a cobertura dos telejornais que tem maior audiência, como no caso do Jornal Nacional, da TV Globo.

A medida já começou a valer nessa quinta-feira (4), quando o Brasil atingiu a marca de 34.021 mortos pela covid-19, ultrapassando a Itália. Foram 1.473 óbitos em 24 horas, novo recorde. Os casos confirmados da doença chegaram ao número de 614.941.

Pelo Twitter, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou o atraso na publicação dos dados por parte do governo.

“Na pandemia, a divulgação de dados oficiais envolve, além do dever de prestar contas, uma questão de saúde pública. Dados do @minsaude são fundamentais às respostas à #COVID19 e devem estar abertos ao público, aos gestores e, portanto, à imprensa de forma consistente e ordenada”, escreveu Gilmar.





Na pandemia, a divulgação de dados oficiais envolve, além do dever de prestar contas, uma questão de saúde pública. Dados do @minsaude são fundamentais às respostas à #COVID19 e devem estar abertos ao público, aos gestores e, portanto, à imprensa de forma consistente e ordenada.

2.836 pessoas estão falando sobre isso

Nenhum comentário:

Postar um comentário