segunda-feira, 15 de junho de 2020

Zona da Mata Sul registra maior quantidade de chuva


JC Online

Com cerca de 172,81mm de chuva nas últimas 24 horas, sendo 90,72mm acumulados só nas últimas 3 horas, o município de Gameleira (foto), localizado na Zona da Mata, é a área com maior índice pluviométrico de todo o estado no momento. Além de Gameleira, várias outras cidades localizadas na Zona da Mata Sul de Pernambuco compõem o ranking de maior precipitação registrada hoje, de acordo com monitoramento pluviométrico disponibilizado pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). As informações foram colhidas até às 11h30.
De acordo com o monitoramento, das 12 áreas que mais registraram chuva nas últimas horas, 11 são localizadas na Zona da Mata Sul. Em entrevista à Rádio Jornal, Tiago do Vale, meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), afirmou que a região vêm passando por um sistema meteorológico bastante ativo, o que explica o alto índice de chuvas. "Se a gente for em direção à [Zona da] Mata Sul, vai encontrar chuvas fortes neste momento. Por exemplo, na região de Tamandaré, próximo de Palmares também. Existe um sistema convectivo, um sistema meteorológico que está bastante ativo, e ele está causando chuvas muito intensas", explicou.
Ainda segundo Tiago do Vale, alguns municípios da Mata Sul, como Rio Formoso, por exemplo, foram capazes de registrar em uma hora, precipitação igual ou maior do que a registrada no Recife durante toda a madrugada. "Na última hora, em Rio Formoso, choveu 43 milímetros. Basicamente, ocorreu mais chuva lá na última hora do que ocorreu no Recife a madrugada inteira", disse.
Em comunicado, a Defesa Civil de Pernambuco informou que os estragos causados pelas chuvas em todos os municípios do estado ainda estão sendo computados pelas coordenadorias regionais. A Defesa Civil também fez um alerta aos moradores de áreas de risco e disponibilizou os números 3181-2490 e 199 para possíveis ocorrências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário