terça-feira, 5 de novembro de 2019

Sivaldo larga na frente e Haroldo é o 2º em Garanhuns

Do Blog de Magno Martins
Na primeira pesquisa sobre a sucessão do prefeito de Garanhuns, Izaias Régis (PTB), o pré-candidato do PSB, Sivaldo Albino, sai na frente, mas com uma pequena vantagem em relação ao pré-candidato do PTB, Haroldo Vicente. Se a eleição fosse hoje, o socialista teria 22,7% dos votos ante 16,3% do trabalhista. O ex-prefeito Silvino Duarte, ainda sem partido definido, vem em seguida com 14,8% e Zaqueu Lins (PP) desponta bem próximo, com 13%. Luizinho Roldão (PCdoB) é preferido por 4,3%, Givaldo Calado (Avante) pontua com 2,8% e Pedro Veloso (PT) tem 2,3%. Brancos e nulos somam 13% e 10,8% dissera m que não sabiam ou se recusaram a responder.

Na sondagem espontânea, na qual o entrevistado é forçado e lembrar o nome do seu candidato sem o auxílio do disquete com todos os postulantes, a situação se inverte e quem sai na frente é Haroldo, com 4,5%, seguido por Sivaldo e Silvino empatados, com 3%. São citados ainda Zaqueu com 2,3%, Roldão com 2%, Veloso com 0,5%, Izaias com 0,3% e Zé da Luz, com 0,3%. Neste cenário, indecisos sobem para 73,6% e brancos e nulos representam 10,5% do universo pesquisado.
O levantamento foi a campo entre os dias 30 e 31 últimos, sendo aplicados 400 questionários, com margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e 95% de intervalo de confiança. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.  Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.
O item rejeição também foi avaliado. Entre os pré-candidatos, o que aparece com maior taxa é Haroldo. Dos entrevistados, 12,3% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Em segundo lugar aparece Givaldo Calado, com 10,3% e em terceiro Sivaldo, com 9,8%. O ex-prefeito Silvino Duarte detém uma taxa de 6,8%, Luizinho Roldão 5,3%, Zaqueu Lins 4,3% e, por ultimo, Pedro Veloso, com 4,0%.
Na estratificação da pesquisa, as maiores de intenção de voto de Sivaldo se situam entre os eleitores com grau de instrução superior (30,9%), entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (25,4%) e entre os eleitores com renda familiar com mais de dois salários (23,8%). Por sexo, 26,6% dos seus eleitores são masculinos e 20,2% femininos.
Já Haroldo aparece melhor situado entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (19,4%), entre os eleitores com renda familiar até dois salários mínimos (16,9%) e entre os eleitores com grau de instrução até o 9º ano secundário (17,4%). Por sexo, 22,6% dos seus eleitores são homens e 11,2% mulheres.
PESO DOS APOIOS
O Instituto Opinião sondou também a influência na eleição do prefeito Izaias Régis, que desponta com gestão aprovada pela população. Quando o eleitor é informado que Haroldo é o candidato de Izaias, frente a Sivaldo, igualmente lembrado como candidato do governador Paulo Câmara, o cenário é de empate. Sivaldo aparece com 32,6% contra 31,3% de Haroldo. Neste confronto, brancos e nulos somam 21,8% e indecisos, 14%.
AVALIAÇÃO DE GESTÃO
Da mesma forma, o levantamento incluiu a visão do eleitorado frente aos três níveis de poder – municipal, estadual e federal. O melhor avaliado é o prefeito, que tem 66.7% de aprovação ante 25,8% de desaprovação. O Governo Paulo Câmara tem 40% de desaprovação e apenas 18% de aprovação, enquanto o presidente Bolsonaro aparece como o mais reprovado. Dos entrevistados, 54% disseram que reprovam contra 17% de aprovação

Nenhum comentário:

Postar um comentário