segunda-feira, 4 de março de 2019

A História se repete como tragédia

Que me desculpe Karl Marx, mas a desconstrução de um país, seguida de invasão militar, como é possível ocorrer agora com a Venezuela, já foi executada várias vezes mundo a fora. E sempre com consequências trágicas

Por Homero Fonseca

Antes de invadir o Iraque, depor Hussein e ocupar o país, Bush desencadeou uma tempestade de mentiras, reproduzida pela mídia ocidental, a principal delas a de que o governo iraquiano tinha um arsenal de armas de destruição em massa. Depois, a própria imprensa noticiou que era tudo mentira, mas o golpe havia sido dado.

Nos anos 70, Nixon fez o mesmo contra o Chile de Salvador Allende.

Agora, Trump repete a mesma tática selvagem contra a Venezuela, ao mesmo tempo em que estrangula economicamente a nação. É uma verdadeira descontrução do país nosso vizinho.

Nenhuma novidade.

Espantoso é o cinismo da mídia de direita e seus articulistas vassalos, fazendo de conta que não estão entendendo. A farsa da “ajuda humanitária” faz parte deste trágico jogo. Seu objetivo é político: acuar o governo venezuelano, produzir imagens espetaculosas para a mídia internacional e provocar a divisão nas Forças Armadas venezuelanas.

Só os cínicos e os desinformados podem acreditar na empatia de Trump ao povo da Venezuela. Cadê a solidariedade aos mexicanos e hondurenhos que tentam cruzar a fronteira em busca de trabalho? A “ajuda humanitária” nesse caso é a construção de um muro da vergonha, a repressão feroz aos imigrantes, com prisões, deportações e a separação cruel de pais e filhos pequenos. Democracia? Humanismo? Zero.

Sobre a situação do Iêmem, destroçado pelos bombardeios da ditadura da Arábia Saudita — aliada aos EUA — não se fala em democracia nem ajuda humanitária. E aí?

Não faço a defesa incondicional dos governos bolivarianos (afinal, eles falharam em tirar o país da dependência exclusiva do petróleo e em consolidar os avanços sociais como uma transformação perene). Mas não posso me calar em ver uma gigantesca e complexa operação geopolítica em curso e fazer cara de paisagem.

Gostaria de estar falando de Literatura. Mas é difícil nessa hora.


*Homero Fonseca é jornalista e escritor, autor, dentre outras obras, do romance "Roliúde".

Nenhum comentário:

Postar um comentário