quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Reforma da previdência: o difícil é a que o governo quer

Congresso dificilmente aprovará reforma da Previdência draconiana
"Estadão" mostrou minuta preparada por equipe de Guedes
Blog do Kennedy

Em elaboração no Ministério da Economia, a proposta de uma reforma da Previdência draconiana terá dificuldade para será aprovada pelo Congresso. Uma minuta foi revelada nesta segunda-feira pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.
De acordo com o texto, haveria a fixação da idade mínima de 65 anos para homens e mulheres. Idosos carentes receberiam menos do que um salário mínimo. O benefício integral do regime do INSS só seria obtido com 40 anos de contribuição.
Obviamente, é uma versão dura que deverá ser modificada primeiro pelo presidente Jair Bolsonaro, que já se manifestou a favor de idades mínimas diferentes para homens e mulheres. Depois, será a vez de o Congresso fazer as suas alterações.
Um ponto que dificilmente será aprovado: pagar menos de um salário mínimo a um idoso carente. Além de cruel, é uma ideia burra. Quem ganha salário mínimo devolve rapidamente esse dinheiro para a economia.
O problema da Previdência não é quem recebe um mínimo. Esse colchão social deve ser preservado. Privilégios é que devem ser combatidos.
O buraco fiscal é responsabilidade das altas aposentadorias do funcionalismo público, inclusive dos militares, e também de benefícios de maior valor do regime do INSS a profissionais liberais que conseguem se aposentar a partir dos 50 e poucos anos. É justo fixar uma idade mínima, mas é preciso preservar os mais pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário