Partidos na Câmara dos Deputados oficializaram a formação de blocos parlamentares, hoje. O prazo-limite para o registro de blocos se encerrou no início desta tarde.
O novo tamanho das bancadas será levado em conta para a distribuição das vagas na Mesa Diretora, responsável pela condução dos trabalhos legislativos e a administração da Casa.
O primeiro bloco protocolado foi o dos partidos PT, PSOL, PSB e Rede, com 97 deputados.
O terceiro e maior bloco registrado – com 301 deputados, encabeçado pelo PSL (partido do presidente Jair Bolsonaro) – inclui PP, PSD, MDB, PR, PRB, Democratas, PSDB, PTB, PMN e PSC.
Além da presidência da Câmara, cargo para o qual candidato de qualquer partido pode concorrer, estão em disputa outras dez cadeiras na Mesa: duas vice-presidências e quatro secretarias (com quatro vagas titulares e quatro suplentes).
Os espaços na Mesa, proporcionais ao tamanho dos partidos ou blocos, serão definidos em uma reunião de líderes à tarde, antes da eleição, marcada para as 18h.
Apenas deputados dos partidos que ficarem com a vaga poderão lançar candidatura.
A formação de blocos também é importante porque as maiores bancadas terão preferência para escolher as comissões temáticas permanentes que pretendem comandar, além do número de cadeiras nos colegiados.
Veja como ficaram os blocos (pela ordem de protocolo):
- 97 deputados: PT (54), PSOL (10), PSB (32) e Rede (1)
- 105 deputados: PDT (28), Avante (7), PCdoB (10), Patriotas (9), PV (4), Pros (8), PPS (8), DC (1), SD (13) e Podemos (17)
- 301 deputados: PSL (52), PP (38), PSD (35), MDB (34), PR (33), PRB (30), Democratas (29), PSDB (29), PTB (10), PMN (3) e PSC (8).
- 8 deputados: Novo
- 2 deputados: PTC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário