segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Como Cármen Lúcia barrou a manobra de Michel Temer


A ministra Cármen Lúcia e o presidente Temer
A gente registrou aqui os receios de Michel Temer, Paulo Maluf e Eurico Miranda de testarem os plantões em Brasília das ministras Cármen Lúcia e Laurita Vaz, presidentes do STF e do STJ.
Publicidade

Os advogados de Maluf e da nomeação da deputada Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson, para o Ministério do Trabalho evitaram as duas juízas. Sem saída, Eurico recorreu ao STJ e, como previsto, não obteve sucesso no plantão de Laurita.

O expediente no Supremo continua com Cármen Lúcia, no STJ a goiana Laurita Vaz passou a bola para o alagoano Humberto Martins, vice-presidente do tribunal.

Nos bastidores do mundo jurídico em Brasília, Humberto Martins é visto como bem próximo de seu conterrâneo Renan Calheiros. Mais até que Gilmar Mendes.

Logo que ele assumiu o plantão, no lugar de Laurita, a turma do Planalto se sentiu à vontade para bancar um novo recurso para empossar Cristiane Brasil. Antes mesmo da decisão de Humberto Martins, advogados e procuradores que atuam no STJ davam como certa uma decisão favorável à posse da filha de Jefferson.
Deputada Cristiane Brasil

Bingo. Como esperado, no sábado (20) Humberto Martins autorizou e o Planalto, para evitar outros contratempos, marcou a posse para a manhã dessa segunda-feira (22). Tipo vamos que vamos, antes mesmo da publicação do despacho de Martins.

A estratégia foi criar durante o fim de semana um fato consumado.

Mas, no mesmo sábado à noite, o movimento de advogados trabalhistas empenhado em barrar a posse de Cristiane Brasil recorreu ao STF contra a decisão de Martins. De maneira completamente fora dos padrões, o recurso foi distribuído a Gilmar Mendes, que está de férias.

Além de pegar mal, violar as regras do tribunal, durou pouco. O erro, então, foi corrigido. E o recurso foi para as mãos da plantonista Cármen Lúcia. Na madrugada dessa segunda-feira, foi divulgada a canetada dela suspendendo temporariamente a posse de Cristiane Brasil.

O motivo foi o atropelo. Cármen Lúcia quer conhecer antes, de maneira oficial, o que Humberto Martins alegou para reverter sucessivas decisões judiciais contra a posse de Cristiane Brasil.

Mais uma vez, os preparativos para a cerimônia no Planalto serão cancelados.

A posse de Cristiane Brasil de novo subiu no telhado.

A novela continua. Até quando?

A conferir.(Andrei Meireles no  Blog Os Divergentes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário