quarta-feira, 5 de julho de 2017

Aécio colheu o que plantou e se tornou irrelevante

Por Kennedy Alencar, em seu blog
O discurso de retorno de Aécio Neves ao Senado mostrou a imensa perda de força política do político mineiro. Basta comparar o discurso de ontem com falas anteriores, especialmente quando Aécio usou a tribuna após perder a eleição presidencial de 2014 e durante a sessão no ano passado que votou o impeachment da então presidente Dilma Rousseff.
O senador saiu de uma posição de ataque, prestígio e conforto para uma atitude de defesa, irrelevância e constrangimento. Aécio costumava criticar petistas quando eles diziam que haviam cometido erros e não crimes. Ontem, usou a mesma fórmula.
Negou ter cometido crime, apesar de as provas contra ele serem mais contundentes do que em relação ao presidente Michel Temer se forem levadas em conta as gravações que o empresário Joesley Batista fez com os dois.
Aécio indicou claramente um primo para receber recursos de Joesley. Por que um empréstimo de tal magnitude precisaria ser feito com entrega de malas em dinheiro e não uma transferência bancária? Aécio não pediu uma nota de R$ 100, mas R$ 2 milhões.
O senador discutiu com Joesley a indicação de uma rentável diretoria da Vale, empresa sobre a qual ele disse ter sido o responsável pela escolha do presidente.
Faltaram respostas convincentes. Aécio repetiu o que vinha dizendo, em sintonia com a defesa do presidente Michel Temer, ao falar que foi vítima de um criminoso. O tucano não tem mais um futuro político promissor. De certa forma, colheu o que plantou ao não aceitar o resultado eleitoral de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário