quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Novas normas para aulas e exames práticos de “ACC” e categoria “A”


O diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, assinou portaria a ser publicada no Diário Oficial do Estado nesta próxima sexta-feira, 21, que estabelece a obrigatoriedade do uso de calçados fechados para realização das Aulas Práticas e dos Exames Práticos de Direção Veicular para obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor “ACC” e da categoria “A”. Essa determinação tem um prazo de 30 dias para entrar em vigor.

De acordo com Ribeiro, tal medida foi executada devido aos altos índices de acidentes de trânsito com fratura exposta, mutilações de membros inferiores e internações na rede de saúde pública e privada, tendo como fator predominante os condutores de veículos que utilizam a “ACC” e a categoria “A”, devidamente constatado pelo Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (CEPAM) no Estado de Pernambuco.

“Além dessa constatação através do CEPAM, o Núcleo de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da Universidade de Pernambuco – UPE apresentou estudo técnico de acidentes envolvendo motocicletas e ciclomotores, que inclusive, destacamos em palestras realizadas pela Coordenadoria de Educação de Trânsito. Considerando esses fatores, decidimos garantir ainda mais segurança também aos nossos candidatos à obtenção da “ACC” e da categoria “A”, educando os futuros condutores”, defendeu Charles.

Além dessa nova resolução, o DETRAN-PE, como medida preventiva de acidentes tem investido em várias ações educativas em todo Estado, além de disponibilizar Curso de Direção Defensiva voltado aos condutores desses veículos. Atualmente a frota pernambucana é de 957.895 motos e ciclomotores, que nos anos de 2014 e 2015 geraram um custo de acidentados ao Estado de 1,2 bilhões e 917 milhões, respectivamente.

Em 2015, o número de acidentes envolvendo esses veículos chegou a 32.881, sendo 5,5% menor que 2014 quando aconteceram 34.794. Já o número de óbitos teve uma redução de 12%, entre 2014 e 2015, saindo de 820 para 719.

Nenhum comentário:

Postar um comentário