quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Instituições se unem em Garanhuns para combater epidemia de acidentes de motos



O CRPAM - Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto - esteve reunido nesta quarta-feira, 19, no auditório da GRE Agreste Meridional, em Garanhuns, sob a presidência da Dra. Catarina Tenório, da V GERES, para apresentação dos números mais recentes de acidentes e óbitos na região, assim como planejar ações em conjunto com as instituições que fazem parte do comitê, buscando a melhora nas estatísticas, que registram Garanhuns como uma das cidades com trânsito mais violento do estado.

A reunião contou com representantes de diversas instituições, Polícia Militar e Operação Lei Seca, Polícia Rodoviária Federal, Autarquia Municipal de Trânsito, Secretarias de Educação do Estado e do Município, Associação de Mototaxistas, Bombeiros Militares, Detran/PE, além de representantes da V GERES.

Catarina Tenório enfatizou os números de acidentes e óbitos, que têm sido uma constante, em toda a região, e em especial Garanhuns. Os órgãos ajustaram ações que podem ser efetivadas em conjunto, além das blitz que estão surtindo resultado na diminuição de condutores alcoolizados, e na retirada do trânsito de motoristas sem habilitação e com documentos atrasados. Segundo a gestora, a maior incidência de acidentes envolvem condutores sem habilitação. "Trata-se de uma situação grave de saúde pública, pois os hospitais estão em grande parte com suas emergências lotadas de acidentados de motos".

Segundo Coronel Luciano Nunes, coordenador da Operação Lei Seca (OLS), neste ano de 2016, em Garanhuns, mais de 14 mil veículos já foram abordados, com pouco mais de 1,6% de autuação para condutores sob efeito de álcool. Em 2015, este percentual chegou a 2,5%. O Detran e a AMSTT também têm feito fiscalizações.

CRPAM E EPIDEMIA DE ACIDENTES

Os Comitês Regionais foram instituídos pelo Governo do Estado, e as reuniões mensais estão sendo monitoradas diretamente pelo governador Paulo Câmara. Além das instituições presentes, outras devem se juntar nos próximos encontros, a exemplo de SAMU, Polícia Civil, Hospital Dom Moura, etc.

"Estamos obtendo uma melhora nos índices de acidentes, mas ainda longe do que aceitaríamos como normal, por isto é imprescindível a participação de todos. Conseguimos grandes parcerias, como a GRE Agreste Meridional, e precisamos do apoio da imprensa, igreja, instituições públicas e privadas, pois a epidemia de acidentes preocupa a todos, tanto da área de saúde, como também educação e segurança." - Finaliza Catarina Tenório.

A próxima reunião acontece na segunda semana de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário