quinta-feira, 31 de março de 2016

Depois de mais de uma década, rio Pajeú volta a correr


300316 - foto Marcelo Patriota


Após mais de uma década com seu leito seco, o rio Pajeú – que nasce na cidade de Brejinho e despeja no rio São Francisco, à altura do município de Floresta, voltou a correr nesta quarta-feira (30) após uma forte chuva que caiu na região na noite de ontem.
De acordo com dados do IPA (Instituto de Pesquisas Agronômicas), choveu 180 milímetros em Itapetim, 215 em São José do Egito, 213 em Brejinho, 114 em Ingazeira, 140 em Serra Talhada, etc.
Itapetim estava com suas três barragens secas desde setembro de 2013 e Brejinho entrou em colapso d’água em janeiro do ano passado.
Os prefeitos Arquimedes Machado (PSB) e José Vanderley (PSB), respectivamente, mandaram soltar fogos em praça pública para comemorar a chegada da chuva, dado que a região sofre com a seca há mais de cinco anos.
São José do Egito tem dois açudes secos há mais de cinco anos, mas um deles começou a tomar água após a chuva de ontem. A cidade livrou-se recentemente dos carros-pipa após ter sido contemplada com a Adutora do Pajeú, que leva água do São Francisco para vários municípios da região: Serra Talhada, Calumbi, Flores, Carnaíba, Afogados da Ingazeira, Tabira e São José do Egito.
A Adutora está sendo construída pelo Dnocs e prevê também a inclusão no projeto dos municípios de Tuparetama, Ingazeira e Itapetim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário