quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

PIB de PE recua 5,6% no terceiro trimestre

Por Mariama Correia
Da Folha de Pernambuco
A economia pernambucana encolheu 5,6% no terceiro trimestre de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com resultados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pela Agência Condepe-Fidem nesta quarta-feira (23). No acumulado do ano, a retração é de 2,2%, ante ao mesmo intervalo de 2014. Em valores correntes, o PIB do Estado foi de R$ 37,8 bilhões.
Na análise do desempenho negativo por segmentos, a indústria sofreu queda de 8,1% no período, com decréscimo de 4,6% da indústria de transformação, influenciado pelo desaquecimento da economia este ano. Também como reflexo da recessão, a construção civil caiu 9,3%. O setor de serviços, que representa mais de 70% do PIB pernambucano, encolheu 5,3% no terceiro trimestre.
Outro fator de influência para o resultado foi a retração de 14,3% do setor de eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos e descontaminação. O número é reflexo da queda de produção e consumo de energia, resultante da crise econômica e das atividades de manutenção das termelétricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário