terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O Natal de Jesus e o mosquito aedes aegypti

Vandson Holanda
Coordenador Regional
Pastoral da Saúde Nordeste 2 (AL, PE, PB e RN)
Esse Natal tem uma reflexão especial para as famílias do Nordeste: 2015 termina com uma tragédia sanitária iminente onde sua causa principal é uma façanha: damos mais qualidade de vida para mosquitos em vez de seres humanos!
Há mais de 2000 anos algo parecido ocorria com a família de Jesus. Hoje também, muitas famílias não terão no Natal (e nos próximos dias) moradia digna pra habitar. E isso faz com que muitos bichos ocupem o espaço do ser humano e traga consigo doenças como a Zika, dengue e cia ltda.
Viver em moradias sem serviços básicos mínimos não deveria ser tolerável numa sociedade minimamente comprometida com o bem comum e que tem Cristo como referência.
Esse momento exige profunda reflexão sobre o modelo de desenvolvimento urbano de nossas comunidades e cidades. Mas especialmente requer atitude das pessoas de bem. Situação de emergência não é hora de procurar culpados, mas sim arregaçar as mangas e encontrar saídas realmente eficazes.
Maria e José nos mostraram que na dificuldade e na simplicidade podem surgir exemplos mágicos de amor ao próximo e a própria comunidade. Sigamos então os verdadeiros passos da família de Jesus em busca de condições de vida melhor para o bem mais precioso do mundo: o ser humano. E que isso não fique só no discurso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário