quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Marcha percorre 100 km para exigir água


 

Do G1 Caruaru
Manifestantes saíram de Iati, nesta quinta, e seguem a pé para Tupanatinga.
Eles cobram a conclusão da adutora da região e fornecimento de água.
Manifestantes realizam nesta quinta-feira (19) uma marcha pelo Agreste de Pernambuco para cobrar a conclusão das obras da adutora da região. Eles saíram na madrugada de Iati e seguem para Águas Belas. A marcha caminha pela BR-423 e pretende passar pelo município de Itaíba para chegar em Tupanatinga. Ao todo, devem ser percorridos pelo menos 100 km. A assessoria do movimento informou que eles devem chegar ao destino no domingo (22).
Em nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que "a obra da adutora do agreste  está praticamente paralisada em função da falta de regularidade e insuficiência de  recursos  repassados  pelo governo federal, fruto  de convênio firmado com o Ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 1, 3 bilhão, para a execução de 4 lotes da  obra ( primeira etapa)". O G1 entrou em contato com o Ministério da Integração Nacional e solicitou por e-mail resposta sobre a situação da verba para a adutora, mas até a publicação desta matéria, não houve posicionamento do governo federal.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Águas Belas, André Paixão, a mobilização reivindica a conclusão das obras da adutora do Agreste. "Nós também queremos água para os povoados, assentamentos e comunidades rurais dessas quatro cidades. O abastecimento em muitos lugares é feito pelo Exército, com carros-pipas", afirmou.
Paixão disse que a "Marcha pela Água da Adutora e Redenção de um Povo" pretende fazer um ato ecumênico nos poços profundos de Tupanatinga, no domingo (22). Segundo ele, o objetivo é chamar a atenção do poder público para a necessidade de que as obras da adutora sejam finalizadas.
Integrantes da marcha
Participam da marcha as seguintes entidades: Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado Pernambuco (Fetape), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Associações Indígenas e Quilombolas, Coopanema, Igreja Católica e Pastorais Sociais, Comunidade Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário