terça-feira, 12 de maio de 2015

“professores merecem mais atenção”

247 – Os professores da rede estadual, em greves que se multiplicam pelo País, deveria receber mais atenção, defende Breno Altman, em novo artigo em seu blog no 247. O jornalista chama de "merreca" – "perto da vergonha que constitui a remuneração no ensino pré-universitário brasileiro" – a principal reivindicação de reajuste salarial de 13% determinado pela lei nacional do piso para o magistério até reposição de perdas acumuladas ou equiparação com outras categorias de formação superior. Leia um trecho do texto:
Os governos enroscados com estes protestos, através dos setores de imprensa aos quais se associam, têm se esforçado para tornar o movimento invisível. Ou oferecem respostas repressivas quando a situação lhes parece sair do controle. Fazem de conta que nada está ocorrendo. Não abrem negociações, mentem sobre o alcance das paralisações, omitem a magnitude dos encontros sindicais. A velha mídia prefere dar mais destaque a vinte cidadãos enraivecidos, batendo panela contra a presidente no casamento de um ricaço, do que a milhares de educadores, frequentemente dezenas de milhares, marchando pelas cidades ou realizando formidáveis assembleias.
Altman diz que "o silêncio se rompeu quando o governador paranaense, Beto Richa, jogou suas tropas na rua e feriu duzentos manifestantes", em Curitiba, no último dia 29 de abril, mas destaca que "a cortina da omissão, aos poucos, volta a esconder um dos mais importantes movimentos civis dos últimos tempos". Segundo ele, "triste também é a timidez do governo federal", que, "mesmo diante do massacre no Paraná, quando se esperava brado de indignação, o que se escutou foi oblíqua e murmurada reprimenda".
O colunista também cobra o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro: "Obviamente o ministro da Educação não possui poder constitucional para atender às reivindicações dos grevistas, mas deveria estar com as mãos livres e empolgado para tecer laços de solidariedade com os professores, aproveitando o momento para um grande debate nacional sobre educação".

Leia aqui a íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário