quinta-feira, 14 de maio de 2015

Delator: Cunha foi destinatário final da propina

Delator da Operação Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef declarou à Justiça Federal nesta quarta-feira (13) que o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), atual presidente da Câmara dos Deputados, foi o "destinatário final" da propina paga pelo aluguel de navios-sonda para a Petrobras, em 2006. O assunto é alvo de uma ação penal a que respondem Youssef e outras três pessoas, por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Também são réus o operador Fernando Soares, o Baiano, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e o empresário Júlio Camargo, que intermediou o contrato.

De acordo com Youssef, que depôs na condição de réu, Cunha e Baiano eram os "destinatários finais" da propina originada no contrato. Baiano, ele diz, era um dos operadores do PMDB na Petrobras. O doleiro disse que Camargo citou "exatamente" o nome de Cunha a ele, em conversas sobre o pagamento da propina, em 2011.
"Expressou exatamente o nome do deputado", disse. Depois, complementou que o empresário "deixou transparecer que o Fernando Soares representava o Eduardo Cunha nesse assunto [das sondas]." Por fim, ao responder a pergunta de seu advogado se Cunha era o destinatário final da propina, disse que sim.


Em depoimento prestado poucos minutos depois à Justiça, Camargo negou que tenha mencionado o nome de Cunha ou mesmo atribuído qualquer participação ao deputado nesse episódio. O atual presidente da Câmara nega ter sido beneficiário do esquema de corrupção na Petrobras.(Da Folha de S.Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário